ALFABETIZAR-LETRANDO 1: características de uma abordagem subjetiva de alfabetização.

ALFABETIZAR-LETRANDO 1: características de uma abordagem subjetiva de alfabetização.

1- No processo de alfabetizar-letrando é fundamental que o professor atente para a memória discursiva do educando, resgatando-a e respeitando-a.

2- Atentar para a memória discursiva significa oferecer condições adequadas de produção para o estudante expressar os sentidos que lhe afetam.

3- Tanto o trabalho pedagógico com a oralidade quanto com a escrita possibilitam que a memória discursiva seja acionada.

4- O trabalho pedagógico com a oralidade é essencial no processo de tornar o estudante letrado e alfabetizado.

5- Ofereça condições para as crianças inventarem suas próprias histórias

6- Permita que as crianças narrem fatos e acontecimentos do cotidiano.

7- O educando é um sujeito sócio-histórico. Por isso, sua história de vida precisa ser conhecida e respeitada.

8- Permita que o estudante fale de si, todos os dias; aprende o seu nome completo e os de seus colegas de classe.

9- Crie condições favoráveis de produção para que as crianças conheçam umas as outras, bem como suas histórias de vida.

10- É fundamental que as crianças escrevam todos os dias, mesmos que ainda não saibam escrever convencionalmente.

 

Profa. Dra. Elaine Assolini

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