Construindo o Futuro: A Escola Ideal para Aprender e Crescer

Construindo o Futuro: A Escola Ideal para Aprender e Crescer

Amanda Souza

Leonardo De Marchi 

Leonardo de Marchi

Filomena Elaine Paiva Assolini

Proposta
A escola ideal é, primeiro, um ambiente ao qual todos devem ter acesso, que visa, como dever principal, garantir o ensino e a aprendizagem de diversos saberes e conteúdos, desde os teóricos, como ciências, história e matemática, até as aptidões práticas, como artes plásticas, música e robótica, além das questões socioemocionais e de inteligência psicológica, tanto interpessoal quanto intrapessoal.  
Para Vigotski, o ensino tem papel fundamental no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos; portanto, a educação ideal deve ocorrer de modo a formar pessoas e cidadãos com a capacidade de pensar, desenvolver suas próprias opiniões e buscar seus próprios saberes. A educação deve ser ampla, integral e libertadora.

Gestão
No que diz respeito à organização escolar, é importante que a gestão seja executada por um grupo competente, incluindo coordenação e direção, como ocorre comumente nas escolas. Entretanto, é imprescindível haver a contribuição e participação do corpo docente em certas decisões. Além disso, a presença de uma comissão que inclua pais/responsáveis e até alunos é fundamental para auxiliar em decisões e propor ideias.

Estrutura Física
Referente aos parâmetros de espaço físico, quantidade de salas e recursos didáticos, uma escola ideal demanda uma grande disponibilidade de espaço, além de uma ampla e variada gama de recursos para permitir e enriquecer o ensino.  
Em termos gerais, é importante haver um ambiente externo arborizado, uma arquitetura convidativa e janelas que permitam ver o exterior, visando um ambiente acolhedor e agradável. As salas devem ser amplas e equipadas com lousas, projetores e outros recursos, possibilitando diferentes configurações de aula e tudo disposto de forma acessível, a fim de garantir o acesso de pessoas com diferentes dificuldades.  
Além disso, é necessária a implementação de salas especializadas para diferentes atividades, como laboratório de ciências, laboratório de informática, biblioteca, salas de leitura e salas para artes e música.  
Áreas de horta e oficinas para confecção, desde eletrônica e robótica até atividades mais rústicas, também são adições interessantes.

Ensino
É indispensável que, em um ensino ideal, sejam abordadas as matérias e conteúdos do sistema comum, mas não só isso; é preciso uma formação de caráter integral e completa. Dessa forma, é importante serem exploradas outras áreas de ensino, como música, computação e até carpintaria, para aqueles que possuem diferentes interesses, promovendo a formação completa do indivíduo.  
Por mais desafiador que seja para os professores, uma escola ideal deve apresentar diferentes métodos para a transmissão do conhecimento, como dinâmicas, metodologias ativas e aulas práticas, não se limitando apenas ao método expositivo. Além disso, deve buscar um ensino acessível, trabalhando as dificuldades individuais de cada aluno e sendo amplo e multidisciplinar, visando aprofundar e contextualizar o aprendizado sempre que possível. Assim, podem ocorrer trabalhos conjuntos entre os docentes, para trazer o saber de forma universal.  
A utilização de novas tecnologias, se aplicada de modo a otimizar o aprendizado e criar novas oportunidades de ensino, também se mostra importante em uma escola ideal, pois muitas vezes atua como facilitador do processo de ensino e aprendizagem, promovendo o protagonismo na busca do saber.  
Uma carga de ensino ampla e variada também demanda muito tempo para ser trabalhada de maneira efetiva, então é preferível ser escolhido um modelo de ensino em tempo integral. Entretanto, é estritamente necessário que haja horários destinados a intervalos.

 

Compartilhar: