DESPERTANDO O AMOR PELOS LIVROS E LEITURA: possibilidades para a alfabetização e o letramento

DESPERTANDO O AMOR PELOS LIVROS E LEITURA: possibilidades para a alfabetização e o letramento

Maria Luiza Collares Canassa

Elaine Assolini 

As letras são um mundo a ser conhecido e descoberto, elas estão por todo lado sem exceção, e quando são entendidas e exploradas são libertadoras sabe por quê? Por que elas formam palavras, que formam textos, dos mais diversos que existem, e esse textos em si mesmo podem conter um novo mundo, um novo pensamento, uma nova informação. É realmente um mundo maravilhoso esse das letras, mas como chegamos nele? Como levamos uma criança até ele?

Essa é a grande questão, é suficiente o professor só alfabetizar? O que é seria “só alfabetizar”? Não precisamos ir mais além com os nossos alunos?

Ora, respondemos a isso com facilidade. O mundo das letras não é feito apenas do reconhecimento de palavras, cópias da lousa e ditados. O mundo das letras vem de um professor que busca ensinar aos seus alunos como a escrita existe na vida deles, mesmo antes de saberem ler, o professor que usa as funções da leitura e escrita em todas as suas maravilhosas formas, desde propagandas até textos literários e poesias. O professor que vai além busca ensinar que só ler textos não é suficiente, pois, necessitamos, também de ler gráficos, imagens, e, até mesmo, pessoas e os seus sinais, precisamos aprender a ler a vida. Enfim, o professor que vai além trabalha também o letramento, em sala de aula, ampliando o universo cultural de seus alunos.

Os livros nos completam, pois nos ensinam palavras novas, situações novas, emoções novas. Eles acrescentam ao nosso repertório, ajudando-nos a sermos mais criativos.

Com uma história na mão, vamos a outro mundo, com um poema, conhecemos sentimentos nunca dantes imaginados, com um texto sobre plantas aprendemos coisas que fascinam e transformam. Com um texto de filosofia, repensamos como vemos o mundo. E isso não é pouca coisa!

Mas, não basta apenas ler. É preciso ler e interpretar o que se esta lendo, pensar em quem escreveu e o motivo pelo qual escreveu. Temos de refletir sobre o que se estamos lendo e pensar criticamente sobre o texto. Um bom leitor compara textos, lê sobre diversos temas, estabelece relações intertextuais e, a cada dia, aprende e busca mais conhecimentos.

Esse sentimento da leitura ser um tesouro inesgotável, que encontramos facilmente em livros, textos e tantos outros arquivos à nossa disposição, é o sentimento que queremos despertar nos nossos alunos.

O professor deve buscar despertar em seu aluno não só o amor por livros e pela leitura, mas também o sentimento de que as a leitura faz parte da sua vida, sendo que, quanto mais lê e estuda, mais letrado o aluno se forma. E, além disso, aprende a ler a vida, as situações, fatos, acontecimentos que ela traz, e, principalmente, o coração e a alma das pessoas.  

 

Compartilhar: