FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS

A profissão docente exige que estejamos atualizados e atentos ao que se passa na sociedade na qual estamos inseridos. Uma das formas de efetivarmos essa atualização é por meio da participação em eventos científicos, que podem acontecer em âmbito regional, nacional ou internacional. Esses eventos têm a finalidade de divulgar resultados recentes de pesquisas científicas, o que nos auxilia no processo de formação profissional.

Sendo assim, apresentamos, a seguir, um elenco de eventos científicos e algumas de suas principais características. Esperamos contribuir com os sujeitos-professores, no sentido de lhes oferecer subsídios para pensar e escolher os eventos de que desejam participar.

 

 

     EVENTO

                                                                      DEFINIÇÃO

    CONGRESSO

Encontro que reúne diversos profissionais, pesquisadores, associações e grupos de estudos, a fim de realizarem discussões a respeito de um tema central e seus vários eixos. Tais discussões ocorrem por meio de mesas-redondas, conferências, palestras e sessões de apresentações de trabalhos. Os congressos duram geralmente alguns dias, podendo ser regionais, nacionais ou internacionais.

     SEMINÁRIO

 

Apresentação oral realizada por duas ou mais pessoas com o intuito de expor um estudo sobre um tema, e seus subtemas. Geralmente é exposto a um público que já possui certa familiaridade com o assunto a fim de que haja um debate ao final das falas.

      COLÓQUIO

 

O termo colóquio advém do latim collŏqui, que nos remete à ação de conversar. Esta modalidade de evento se configura em um espaço para troca de experiências, de saberes e de conhecimentos a respeito de um tema central.

      JORNADA

 

Atividade a ser realizada geralmente por um grupo de estudiosos e especialistas que se encontram com periodicidade para se debruçarem em um eixo de estudo comum, ou seja, diz respeito a assuntos de interesse desse grupo. A proporção desse tipo de evento, usualmente, é regional.

      OFICINA

 

Semelhante a workshop.  Esta modalidade prevê momentos de interação e troca de saberes a fim de uma construção coletiva do conhecimento. Geralmente o andamento dessa atividade é mais dinâmico e voltado para a interação.

     ENCONTRO

 

Evento no qual estudiosos se reúnem com a finalidade de discutir um ou mais temas de interesse comum.  Os encontros podem ser de diversas modalidades, como: congressos, seminários, conferências, palestras, simpósios, jornadas, workshops, colóquios etc.

      SIMPÓSIO

 

Modalidade de evento organizada por grupos de estudos e composta por vários expositores, os quais realizam suas apresentações sobre um assunto específico na presença de um coordenador/mediador. Os simpósios usualmente comportam mesas-redondas com o objetivo de realizar exposições sobre as diversas perspectivas sobre o mesmo tema, para, ao final, dialogarem com o público; por isso, a figura do mediador é essencial nesse tipo de evento.

 

Maria Julia Bocchio e Elaine Assolini

Compartilhar: