HARRY POTTER E SUA INFLUÊNCIA NO GOSTO PELA LEITURA

HARRY POTTER E SUA INFLUÊNCIA NO GOSTO PELA LEITURA

Joanne K. Rowling, escritora britânica é a responsável pela criação do mundo mágico em que se encontra Harry Potter; a história é dividida em sete livros e foi, posteriormente adaptada para o cinema em oito filmes. O sucesso da saga é tamanho que os livros já foram traduzidos para aproximadamente 67 línguas, além de ter sido construído um parque temático totalmente dedicado ao mundo de Harry Potter, em Orlando, Flórida, reunindo incontáveis fãs ao redor do mundo.

Resumidamente, nos livros conta-se  a história de Harry Potter, sua vida após ser deixado na porta da casa de seus tios, quando ainda era um bebê, em consequência do assassinato de seus pais,  pelo bruxo mais temível da época: Lord Voldemort, também chamado “Você-Sabe-Quem” ou “Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado” pela maioria dos bruxos, que por temerem seu nome não ousariam pronunciá-lo. Após matar os pais de Harry, o bruxo ataca o menino e tenta matá-lo também, embora, inesperadamente, o feitiço se volta contra Voldemort, fazendo com que ele desapareça.  Rumores sobre sua morte comecem a circular pelo mundo bruxo, e Harry, ainda um bebê, escapa com apenas uma cicatriz em forma de raio em sua testa e torna-se a única pessoa sobrevivente ao ataque do maior bruxo das trevas, e a Maldição da Morte, sendo conhecido a partir desse dia como: “o menino que sobreviveu”.

O garoto passa a viver com os tios “trouxas” (como são chamados aqueles não nascidos bruxos), Tio Válter e Tia Petúnia, que lhe escondem a verdade sobre sua identidade, seus pais e o mundo bruxo, além de sempre o tratarem com desprezo.

Talvez fosse porque viva num armário escuro, mas Harry sempre fora pequeno e muito magro para a idade. Parecia ainda menor e mais magro do que realmente era porque só lhe davam para vestir as roupas velhas de Duda e Duda era quatro vezes maior do que ele. Harry tinha o rosto magro, joelhos ossudos, cabelos negros e olhos muito verdes. Usava óculos redondos, remendados com fita adesiva, por causa das muitas vezes que Duda o socara no nariz. A única coisa que Harry gostava em sua aparência era uma cicatriz fininha na testa que tinha a forma de um raio (ROWLING, 2000, p .22).

 

Assim, Harry é apresentado ao  leitor com 10 anos, sempre tratado como um incômodo, era o saco de pancadas de seu primo e devido à influência de Duda sobre as outras crianças, Harry não tinha amizades na escola também: ele cresce então solitário, além de sentir-se estranho, pincipalmente porque coisas misteriosas acontecem ao seu redor sem que ele saiba como, por exemplo, depois de se cansar de voltar com Harry do cabeleireiro como se o cabelo do menino nunca tivesse sido cortado, tia Petúnia corta seu cabelo muito curto, deixando apenas uma franja para esconder a cicatriz na testa.  Harry detestou o corte e antes de dormir ficou imaginando o quanto as crianças iriam rir dele na escola no dia seguinte, mas, ao acordar, seu cabelo havia crescido novamente, bagunçado como sempre. Harry constantemente acabava castigado por acontecimentos semelhantes - mesmo quando tentava explicar que não sabia como tais coisas aconteciam - e constantemente era trancado no armário sob a escada, o qual era seu quarto.          

Tudo muda quando Harry completa onze anos e Hagrid o encontra e apresenta toda a verdade. A partir do momento em que Harry descobre sua história, ingressa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e conhece seus melhores amigos Rony Weasley e Hermione Granger; a partir daí as emoções tomam conta do leitor. A princípio, uma história criativa, inocente e cativante que, ao longo do tempo, se torna um tanto sombria além de profunda e madura.

A narrativa e muito detalhada e há nas páginas descrições dos mais incríveis objetos que a imaginação poderia criar: seres das mais diversas formas, muita magia, feitiços, varinhas, Quadribol (o esporte praticado com jogadores montados em vassouras voadoras), e aulas como Herbologia, Defesa Contra as Artes das Trevas, Estudo dos Trouxas, Adivinhação, Poções e muitas outras. Todos esses elementos imaginativos prendem o leitor à narrativa do início ao fim, sempre ansioso pelo próximo capítulo, esperançoso de cada novo fascinante detalhe ou mistério, além de brincar com a imaginação pois, como nos ensina Antônio Cândido

[...] a literatura aparece claramente como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viver sem ela, isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação (CÂNDIDO, 1995, p.174).

Portanto, faz parte da realidade do leitor essa conexão com a imaginação, e durante essa busca, Harry Potter me aproximou da leitura, da forma mais agradável possível; tive a sorte de ser apresentada à uma história fascinante, e assim como diversas pessoas, apaixonei-me pela leitura após o contato com esse maravilhoso mundo, tanto para crianças quanto para adultos. Sendo assim, é recomendável a todos que estão em busca de uma cativante e emocionante história.

O mundo criado pela autora J.K. Rowling é inimaginavelmente completo, ela consegue passar ao leitor os seus próprios sentimentos, transformando-os em partes importantes da história, como, por exemplo, as criaturas chamadas Dementadores. Essas criaturas horripilantes sugam toda a felicidade que uma pessoa possa ter em suas lembranças, evocando as piores recordações e sentimentos, mantendo-a infeliz e vazia enquanto estiver próxima da criatura. Segundo a autora, essa foi sua sensação em momentos de depressão e para ela, o melhor “remédio” para os momentos de dor era chocolate. Portanto, na história após o encontro com tais criaturas, um pedaço de chocolate poderia aliviar o sofrimento e a sensação de vazio dos personagens, assim como para a autora na vida real.

As ligações entre realidade e ficção e a forma como a autora estruturou esse mundo mágico são incríveis, assim como a ligação entre o mundo bruxo e o mundo trouxa, não são mundos separados, na verdade estão interligados em todos os sentidos, parecem tão similares, mas tão diferentes ao mesmo tempo. A relação entre bruxos e trouxas também é fascinante, enquanto existem aqueles que vivem em harmonia com os não nascidos bruxos, outros os consideram escória da sociedade, esses bruxos optam, então, por viver em viver em povoados bruxos ao redor do mundo, por exemplo. O mundo mágico conta também com um governo, o Ministério da Magia, que, entre tantas tarefas, se ocupa em esconder os bruxos dos trouxas e vice-versa. 

Harry Potter, além de ser uma história cativante e mágica, não se resume apenas a aulas e feitiços e sua influência manifesta-se no campo dos sentimentos. Durante sua leitura, nós, leitores, rimos e choramos juntamente com os personagens, nas mais diversas situações, aprendemos sobre o poder da amizade, sobre a força, a coragem e a tristeza, mas, ao mesmo tempo, encontramos personagens que encaram diversos problemas que podemos encontrar em nossas vidas cotidianas. Dessa forma, identificamo-nos com determinados personagens, em função tanto de sua personalidade como da forma como encaram os obstáculos, dando força a muitas pessoas que se debruçam sobre o mundo de Harry Potter em momentos de perda, luto, solidão e depressão as quais e encontram ali refúgio e calma assim como nós, em momentos de luto. Em Harry Potter é possível encontrar apoio e frases fortes que nos ajudam a encarar os problemas de forma mais positiva, como exemplo, Alvo Dumbledore, quando nos diz que: “ [...] pode-se encontrar a felicidade mesmo nas horas mais sombrias, se a pessoa se lembrar de acender luz” (HARRY POTTER, 2004).

Harry Potter é uma história que consideramos eterna. Aqueles que hoje se apaixonam por ela, continuarão a lê-la para seus filhos e netos, mantendo-a viva no coração de todos. Destacamos esse fato com uma frase retirada da própria história, dita por Minerva McGonagall:

Ele vai ser famoso, uma lenda. Eu não me surpreenderia se o dia de hoje ficasse conhecido no futuro como o dia de Harry Potter. Vão escrever livros sobre Harry. Todas as crianças no nosso mundo vão conhecer o nome dele! (ROWLING, 2000, p.17).

E realmente, com muita alegria afirmamos que quase todas as crianças o conhecem. E muitas outras ainda irão conhecê-lo.

 

BRUNA TOVÁ DE OLIVEIRA

ELAINE ASSOLINI

 

Compartilhar: