![Nossa Escola Ideal: Transformando o Ensino com Inclusão, Criatividade e Desenvolvimento Integral](https://media.revide.com.br/cache/1f/5d/1f5dfaefc5f2a12f836c8767699b06c5.jpg)
Nossa Escola Ideal: Transformando o Ensino com Inclusão, Criatividade e Desenvolvimento Integral
Isabelle Costa Dias
Laíza Eduarda dos Santos Weber
Filomena Elaine Paiva Assolini
Quando imaginamos nossa escola ideal, destacamos alguns aspectos principais: um ambiente acolhedor e inclusivo, professores motivados, uma infraestrutura acessível e preparada para oferecer segurança e estimular a criatividade. A sala de aula é dinâmica, com aulas dialogadas e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizado. Nossa escola ideal valoriza o saber além da formação técnica, considerando essencial a construção do aluno como um indivíduo pensante.
Na escola que queremos, oferecemos apenas o ensino fundamental na modalidade integral, com o ensino regular no período da tarde e atividades extracurriculares pela manhã. A interdisciplinaridade está presente em todo o ensino regular, promovendo a interação entre os conteúdos abordados para que o aprendizado não se restrinja às aulas de cada disciplina. Entre as atividades extracurriculares, estão esportes, aulas de primeiros socorros, artes, música, natação e línguas, permitindo que o aluno escolha as atividades de sua preferência.
A infraestrutura da nossa escola inclui salas de aula, pátio, biblioteca, salas de estudo, laboratórios, quadras esportivas, refeitório, salas personalizadas para atividades extracurriculares e vestiários. As salas de aula são organizadas com carteiras dispostas em semicírculo e possuem materiais de apoio, como tabela periódica, mapas geográficos e lousa interativa. O pátio oferece mesas, bancos, pufes e jogos como pebolim e tênis de mesa. A biblioteca dispõe de livros didáticos, paradidáticos e literatura para empréstimo, além de computadores e tablets para apoiar os estudos dos alunos. As salas de estudo têm espaços para reuniões pedagógicas e monitores disponíveis para ajudar os alunos com suas atividades e dúvidas. Os laboratórios são equipados com materiais específicos para cada disciplina. As quadras são poliesportivas e permitem a prática de esportes variados. O refeitório é equipado com mesas, cadeiras e um sistema self-service. As salas personalizadas são adequadas para atividades específicas, como música e dança.
A valorização ou desvalorização das características dos alunos pelos professores pode influenciar o rendimento dos alunos e até de turmas inteiras. Por isso, nossa escola preza pela valorização dos acertos e por uma conduta positiva dos professores no desenvolvimento dos alunos. Os erros não são enfatizados, mas usados como oportunidades para a construção do conhecimento, destacando ações e falas condizentes com o conteúdo abordado e promovendo um ambiente propício à participação dos alunos, em que se sintam confortáveis e acolhidos.
As aulas são dialogadas e interdisciplinares, com participação ativa dos alunos. A avaliação é feita de forma contínua, observando atividades e participação, e avalia não apenas o desempenho, mas também a motivação e o interesse do aluno, de forma feita exclusivamente pelo professor. Queremos uma escola que não considere as disciplinas como o objetivo principal do aprendizado, mas sim como ferramentas para a resolução de problemas, promovendo a construção do aluno como indivíduo social.
O capital cultural é fundamental para a formação do aluno e para seu desenvolvimento. Reconhecemos que a falta de capital cultural pode contribuir para diferenças no rendimento escolar. Nossa escola assume a responsabilidade de auxiliar o aluno na construção de seu capital cultural, integrando elementos culturais nas disciplinas do ensino regular e nas atividades extracurriculares para permitir um desenvolvimento cultural amplo e contínuo.
Nossa escola ideal baseia-se na inclusão efetiva, promovendo o acesso dos alunos com deficiência ao conhecimento e criando um ambiente acolhedor e preparado para atender às necessidades de cada aluno. Reconhecemos a importância de tratar cada aluno como um indivíduo com habilidades e dificuldades únicas, evitando uma abordagem generalista para deficiências e transtornos. A inclusão não se restringe ao âmbito social; buscamos um ensino que permita o desenvolvimento de todos os alunos sem distinção nas atividades realizadas, utilizando ferramentas de apoio conforme necessário.
Valorizamos a alimentação saudável, oferecendo uma variedade de alimentos naturais, incluindo opções veganas e adequadas para restrições alimentares. O almoço é disponibilizado para todos os alunos, com a possibilidade de servir-se à vontade. Priorizamos refeições elaboradas e supervisionadas por um profissional de nutrição e incentivamos os alunos a participar ativamente do preparo dos alimentos, mediante atividades guiadas, visando conscientizá-los sobre bons hábitos alimentares e de higiene. Buscamos criar um ambiente escolar que valorize uma relação positiva com a comida.
A escola que desejamos vai além do ensino regular; é uma instituição que reconhece sua importância social na formação do indivíduo. Queremos uma escola que promova o desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões, preparando-o para os desafios e para a vida em sociedade.