POR QUE NÃO COMEMORAR O DIA DAS MÃES NAS ESCOLAS?

POR QUE NÃO COMEMORAR O DIA DAS MÃES NAS ESCOLAS?

Estamos próximos do dia das mães e novamente nos questionamos sobre a comemoração da referida data no contexto escolar, assim como já fizemos anteriormente neste blog, em artigo que defendeu a substituição do dia das mães e pais pelo dia da família. Foi destacado que o modelo ideal de família nuclear é uma construção social e não garante que o sujeito será um melhor cidadão por estar  inserido na referida família. Defendemos que trocar o dia de pais e mães pelo dia da família é um modo de valorizá-la e incluir a diversidade de grupos familiares que se constituem na contemporaneidade, favorecendo a parceria entre escola e família (SOUZA; ASSOLINI, 2017).

     Além disso, vale mencionar que comemorar dia de pais e mães no contexto escolar é danoso para as crianças, quando pensamos em uma educação inclusiva e solidária. Dolto (2006), que foi uma importante psicanalista francesa de crianças, destacou que chega a ser perverso esse tipo de comemoração na escola, porque ensina as crianças a agradarem os familiares e não a honrá-los.

            O que estamos, então, ressaltando, é que comemorar dias de pais e mães no contexto escolar pode ser prejudicial inclusive para crianças de famílias nucleares ditas ideais, visto que estamos ensinando a criança a agradar e não a honrar seus familiares. Para além disso, sabemos que se trata de uma data comercial, que visa a estimular o consumismo e valores superficiais de vida.

          Por outro lado, festejar o dia da família no contexto escolar não estimula o consumismo, valoriza e inclui os diversos arranjos da contemporaneidade e promove a participação da família no contexto escolar. Portanto, reforçamos, mais uma vez, nossa defesa de que comemorar o dia das mães não é educativo e pode, inclusive, ser prejudicial ao desenvolvimento socioafetivo das crianças, inclusive aquelas inseridas em famílias cuja constituição é considerada ideal ou tradicional.

 Dayana Coelho Souza

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DOLTO, F; HAMAD, N. (2006). Destinos de crianças: adoção, famílias e trabalho social. São Paulo: Martins Fontes (Trabalho original publicado em 1995).

SOUZA; D.C.; ASSOLINI, F. E. P.  A escola e o dia da família.  (2017) (Blog). Disponível em: https://bit.ly/2Ij0tvh Acesso em: 06. Maio. 2018

 

 

                 


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