SER LÍDER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

SER LÍDER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Em 2009, o psicanalista Jorge Forbes produziu um interessante artigo denominado 10 Pontos para ser líder em um mundo atual. Concordo com o autor e aos apontamentos realizados e acrescento mais alguns.

Um líder hoje é diferente de ontem. Hoje estamos em uma sociedade de rede, uma sociedade plana, não vertical, o líder não pode se apresentar como um modelo a ser imitado ou louvado como um ideal. Acabou a era dos líderes imperiais, mistura de sabedoria e poder.

Um líder hoje tem que ter algo de carismático. Lembremos que os carismáticos eram os que tinham acesso a Deus sem intermediação, razão de sua perseguição pela Igreja. O carismático tem um compromisso com sua paixão, acima da vontade de ser compreendido pelo outro. Por essa postura, seduz, tem o algama, como diria Sócrates.

Um líder hoje tem que estar pronto a suportar o mal-entendido. No mundo-mix não há uma razão maior unificante, que universalize (versão do um), que convença plenamente pela razão. Mais do que nunca vale o conselho: “Não se explique, nem se justifique”.

Um líder hoje deve dar maior importância ao ressoar que ao raciocinar, “tá ligado”? Essa expressão dos jovens atuais aponta a um novo tipo de laço social que não é baseado na compreensão, como há até pouco tempo, mas na multiplicidade de estimulações. Só assim podemos compreender uma Techno-parade com dois milhões de pessoas que estão juntas no exercício de suas diferenças, não de uma igualdade.

Um líder hoje deve ter uma história para contar, sim, mas, sobretudo, criatividade para inová-la. A sua história mais vale pela paixão vivida, que pelo exemplo moral do sofrimento. A ética do desejo é diferente da moral dos costumes.

Um líder hoje deve adotar o Princípio Responsabilidade, não a utopia, nem o medo. O Princípio Responsabilidade exige dois movimentos: inventar uma solução e, em seguida, ser capaz de inscrevê-la ao mundo.

Um líder hoje não deve se preocupar com nenhum figurino prêt-à-porter, mas com a convicção do seu gesto. Não haverá um líder igual a outro, acabou a pessoa com cara de líder.

Um líder hoje deve preferir a razão sensível à razão ascética. Lógica com subjetividade será mais convincente que lógica com números. Números não emocionam.

Um líder hoje deve saber que a cauda da distribuição de preferências é longa e que mais valem os detalhes do pouco a pouco, a atenção com as janelas quebradas, que propostas monumentais.

Um líder hoje deve saber que na sociedade de comunicação o que mais vale é a própria comunicação, a interface, o contato, além de qualquer bem material: o líder deve ser a expressão de uma cultura.

  JORGE FORBES.  São Paulo, hoje, março/abril de 2009

 

Continuemos:

11- Um líder hoje deve saber escutar, mais do nunca, e escutar atentamente os sentidos que circulam nos diferentes discursos.

12- Um líder hoje preocupa-se com as redes que constrói, pois sabe que delas dependem as relações que poderá ou não estabelecer, os empregos que irá conseguir, os grupos nos quais poderá se inserir.

13- Um líder hoje se preocupa mais com o processo do que com o produto, sabendo que é justamente no processo onde ocorrem os conflitos, os embates, as resistências e as alegrias.

14- Um líder hoje se preocupa, simultaneamente com o passado mas também com o aqui e agora. Ele sabe que o passado reverbera no presente e pode projetar e, até mesmo, definir o futuro.

15-Um líder hoje não busca aprovações, ser amado, mas ser seguido, em função de suas ações e modos de agir e pensar.

16- Um líder hoje conhece as massas, o que pensam, o que sentem, o que dizem, como agem, mas não se limita a conhecê-los. O líder vai além, busca compreendê-las, sabendo que não poderá segui-las nem a elas subordinar-se.

17-Um líder hoje sabe que o “EU” é composto de inúmeros “NÓS”.

18- Um líder hoje sabe que não é possível convencer ou persuadir a partir da lógica. Ele tem em mente que o ser humano é um animal onde vigoram a emoção e os sentimentos.

19-Um líder hoje sabe que um “SIM”, muitas vezes quer dizer “NÃO”, e que este, o “NÃO, pode dizer “SIM”.

20- Um líder hoje sabe que o silêncio significa e está carregado de sentidos.

21- Um líder hoje sabe que ter crédito não significa ter dinheiro à pronta mão.

22- Um líder hoje busca conhecer-se a si mesmo, em primeiro lugar.

 

ELAINE ASSOLINI

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar: