SOBRE O PROCESSO INDIVIDUAL DE ALFABETIZAÇÃO: ALGUMAS PROVOCAÇÕES

SOBRE O PROCESSO INDIVIDUAL DE ALFABETIZAÇÃO: ALGUMAS PROVOCAÇÕES

Caros (as) Leitores (as): Pensar sobre o próprio processo de alfabetização é imprescindível para o(a) professor (a) alfabetizador(a), bem como para todos os professores de maneira ampla. Sendo assim, trago-lhes algumas provocações que poderão lhes ajudar a pensar sobre este processo.

         1 – Como você foi alfabetizado(a)?

         2 – Que lembranças você guarda de seu processo de alfabetização?

         3 – Você se considera um professor (a) alfabetizado(a)?

        4 – O que você entende por alfabetização?

5 – Quais as suas experiências acadêmicas com a alfabetização?  (Considerar estágios curriculares e não curriculares)

         6 – A respeito dos discursos sobre alfabetização que circulam no âmbito acadêmico-científico, quais deles lhe chama a atenção?

         7 – Considerando os discursos sobre alfabetização que circulam na mídia, quais deles lhe chama a atenção?

         8 – Pensando sobre seus familiares, há alguma situação relacionada à alfabetização que tenha lhe marcado?

         9 – Que relação você estabelece atualmente com a leitura? E com a escrita? Que relação você estabeleceu com a leitura ao longo de sua infância e adolescência? O que você entende por relação com a leitura e com a escrita?

         10 – Tendo em vista o curso de formação inicial por você realizado, Licenciatura em Pedagogia, que fatores concernentes à leitura e à escrita você considera imprescindíveis para a sua formação profissional?

         11 – No que se refere ao que vem sendo denominado de “alfabetização digital”, o que você já observou, notou, percebeu?

         12 – Como você vê a alfabetização no sistema educacional brasileiro hoje? Que desafios o(a) professor(a) alfabetizador(a) enfrenta atualmente? Você conhece algum professor alfabetizador?

 

Profa. Dra. Elaine Assolini

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