TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA DO LETRAMENTO: 16 postulados que você precisa conhecer

TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA DO LETRAMENTO: 16 postulados que você precisa conhecer

1º- O letramento tem como objeto de estudo, de ensino e de aprendizagem os aspectos sociais e coletivos da língua escrita.

2º- O letramento é mais amplo que a alfabetização.

3º- É possível pensarmos em graus ou níveis de letramento.

4º- O letramento se insere em um continuum, de onde se observam diferentes graus ou níveis alcançados pelo sujeito sócio-historicamente determinado.

5º- A Teoria Sócio-Histórica do Letramento, sob o prisma da abordagem discursiva, concebe a leitura e a escrita como práticas socioculturais e discursivas, que têm inúmeras funções e são inseparáveis do contexto e das condições de produção (amplas e restritas) em que se desenvolvem.

6º- A Teoria Sócio-Histórica do Letramento, sob o prisma da abordagem discursiva, considera que as demandas sociais instigam os sujeitos a não apenas desenvolverem outras e diferentes práticas discursivas letradas como também a buscarem alternativas e recursos para a elas responderem.

7º- Assumir o letramento no contexto escolar implica adotar uma concepção processual de alfabetização. Implica, também, trabalhar com as concepções discursivas de leitura e escrita.

8º- Apostar no letramento requer o entendimento de que o estudante tem o que dizer, tanto a partir de seu interdiscurso quanto a partir de sua memória particular de sentidos (memória discursiva).

9º- O ensino da leitura e da escrita é produtivo e enriquecedor quando perfaz o caminho do letramento para a alfabetização.

10º- Em uma sociedade letrada como a nossa, todos somos letrados em algum grau ou nível.

11º- O letramento é independente da alfabetização, embora influencie – e até mesmo determine – esse fenômeno.

12º- O letramento é independente da escolarização, embora possa ser ampliado a partir de suas contribuições (da escolarização).

13º- A Teoria Sócio-Histórica do Letramento considera que a autoria pode instalar-se também em Discursos da Oralidade (DO).

14º- Em sua abordagem discursiva, a Teoria Sócio-Histórica do Letramento considera o sujeito sócio-historicamente determinado e, portanto, interpelado ideologicamente. Esse sujeito é também concebido como clivado (por assumir várias posições) e desejante (uma vez que a falta o constitui).

15º- As práticas sociais letradas são marcadas sócio-historicamente, mas não são fixas, estáveis, imutáveis.

16º- Em uma sociedade letrada como a nossa, a divisão de classes e as relações desiguais produzem diferentes condições de produção de ensino-aprendizagem da língua.

Profa. Dra. Elaine Assolini

REFERÊNCIAS

TFOUNI, L. V. A dispersão e a deriva na constituição da autoria e suas implicações para uma teoria de letramento. In: SIGNORINI, I. (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001. p. 77-94.

TFOUNI, L. V. A escrita: remédio ou veneno? In: AZEVEDO, M. A.; MARQUES, M. L. (Ed.). Alfabetização hoje. São Paulo: Cortez, 1994. p. 51-69.

TFOUNI, L. V. Autoria e contenção da deriva. In: TFOUNI, L.V. (Org.). Múltiplas faces da autoria: análise do discurso, psicanálise, literatura, modernidade e enunciação. Ijuí: Unijuí, 2008. p. 141-158. (Linguagens).

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

TFOUNI, L. V.; ASSOLINI, F. E. P.; PEREIRA, A. C. Letramento e alfabetização: corrigindo equívocos. In: RODRIGUES, A. F.; FORTUNATO, M. P. (Org.). Alfabetização e letramento: prática reflexiva no processo educativo. São Paulo: Humanitas, 2017. p. 31-46. v. 1.

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