
Uma escola assim é o que eu quero para mim: Um ambiente de aprendizagem inclusivo, integral e participativo
Amanda Souza
Leonardo De Marchi
Elaine Assolini
A escola ideal é, primeiro, um ambiente ao qual todos devem ter acesso e que visa, como dever principal, garantir o ensino e aprendizagem de diversos saberes e conteúdos, desde os teóricos, como ciências, história e matemática, às aptidões práticas, como artes plásticas, música, robótica, até as questões socioemocionais e de inteligência psicológica, tanto interpessoal como intrapessoal.
Já que, para Vigotski, o ensino tem papel fundamental no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos, portanto, a educação ideal deve ocorrer de modo a formar pessoas e cidadãos, com capacidade de pensar e desenvolver suas próprias opiniões e buscar seus próprios saberes, a educação deve ser ampla, integral e libertadora.
No que diz respeito a organização escolar é importante que a gestão seja executada por um grupo competente, coordenação e direção, como ocorre comumente nas escolas, entretanto é impreterível existir a contribuição e participação do grupo docente em certas decisões, além disso, a presença de uma comissão comum que inclui pais/responsáveis e até alunos, para auxiliar em certas decisões e propor ideias.
Referente aos parâmetros de espaço físico, quantidade de salas, e recursos didáticos, uma escola ideal demanda uma disponibilidade grande de espaço, além de uma ampla e variada gama de recursos para permitir e enriquecer o ensino.
Em termos gerais, é importante haver um ambiente externo, arborizado, uma arquitetura convidativa e janelas permitindo ver o exterior, visando um ambiente acolhedor e agradável. As salas amplas e equipadas com lousas, projetores e outros recursos, possibilitando diferentes conformações de aula e tudo disposto de forma acessível semelhante a garantir o acesso de pessoas com diferentes dificuldades.
Além disso, é necessária a implementação de salas especializadas às diferentes atividades, como laboratório de ciências, laboratório de informática, biblioteca, salas de leitura, salas para artes e música.
Áreas de horta, oficina para confecção, desde eletrônica e robótica até para atividades mais rústicas, são adições interessantes também.
É indispensável que em um ensino ideal sejam abordadas as matérias e conteúdos do sistema comum, mas não só isso, é preciso uma formação de caráter integral, completa, dessa forma, é importante serem exploradas outras áreas de ensino, como música, computação e até carpintaria, para aqueles que possuem diferentes interesses e para haver a formação completa do indivíduo.
Por mais desafiador que seja para os professores, uma escola ideal deve apresentar diferentes métodos para transmissão do conhecimento, como dinâmicas, metodologias ativas, aulas práticas, não se atendo apenas ao método expositivo, além de visar um ensino acessível da matéria, buscando trabalhar as dificuldades individuais de cada aluno, além de amplo e multidisciplinar, visando aprofundar e contextualizar o aprendizado, sempre que possível, assim, podendo ocorrer trabalhos conjuntos, entre os docentes, para trazer o saber de forma universal.
Além disso, a utilização de novas tecnologias, se aplicada de modo a otimizar o aprendizado, criando novas oportunidades de ensino também se mostra importante em uma escola ideal, pois age, muitas vezes, como facilitador do processo de ensino e aprendizagem, facilitando muito o aspecto de protagonismo na busca do saber.
Uma carga de ensino ampla e variada também demanda muito tempo para ser trabalhada de maneira efetiva, então é preferível ser escolhido um modelo de ensino em tempo integral, entretanto, é estritamente necessário que haja horários destinados a intervalo.