Uma escola assim é que eu quero para mim:  Aprendizado e bem-estar com os animais de estimação

Uma escola assim é que eu quero para mim: Aprendizado e bem-estar com os animais de estimação

Bianca da Silva Bighetti de Araujo

Rebeca Machado

Elaine Assolini

 

Em nossa visão de escola ideal, cada elemento existente: ambiente físico, profissionais, alunos, são somados para criar um ambiente educacional genuinamente enriquecedor e inclusivo. A diversidade étnica, cultural e socioeconômica dos alunos é de suma importância, proporcionando um espaço onde cada estudante se sinta compreendido e respeitado em sua singularidade. A igualdade de oportunidades é promovida ativamente, focando na inclusão dos alunos, para poderem ter acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas origens ou características pessoais.

 Posto isso, podemos destacar alguns aspectos e valores da nossa escola ideal:

  • Integração do ambiente pet-friendly: É comprovado o bem-estar emocional que os animais de estimação trazem para os seres humanos, aliar isso com o ensino traria diversos benefícios aos alunos, isto por programas educativos sobre cuidados com animais, promovendo interações supervisionadas entre alunos e animais. Também é possível a realização de atividades e eventos relacionados a animais de estimação, como um dia em que os alunos levem seus animais de estimação a escola, este tipo de projeto enriquece a experiência escolar;
  • Valorização da diversidade e inclusão: Na escola ideal, a diversidade étnica, cultural e socioeconômica dos alunos é levada em consideração, com isso, cria-se um ambiente inclusivo onde todos se sintam representados e acolhidos. Com a execução de feiras em que são demonstradas diferentes culturas, rodas de conversa entre os alunos para poderem compartilhar suas diferentes experiências de vida;
  • Educação de qualidade: A qualidade da educação é assegurada através da adoção de metodologias ativas de ensino, uso de tecnologias educacionais inovadoras e estímulo ao pensamento crítico dos alunos. Programas de educação socioemocional complementam a formação dos estudantes, preparando-os não só intelectualmente, mas também, emocionalmente para o mundo após a escola;
  • Desenvolvimento integral: No mundo atual, banhado de tecnologia e ansiedade, o bem-estar dos alunos deve ser posto como prioridade, isto na escola, pode ser feito com a implementação de programas de saúde mental e emocional, que possuem parcerias com profissionais da área da saúde, bem como a oferta de atividades físicas e esportivas;
  • Separação dos estudantes pelo estilo de aprendizagem: É imprescindível que, no início do ano letivo, os alunos se submetam a uma bateria de exames capazes de diagnosticá-los conforme os estilos de aprendizagem do modelo VARK, que se dividem em cinco categorias: visual, auditivo, leitor/escritor, sinestésico e multimodal (aquele que se adapta a dois ou mais estilos). Em seguida, os alunos seriam agrupados em cinco turmas distintas para cada série. Caso algum aluno que se enquadre em duas modalidades distintas seja designado para uma turma que não seja multimodal e não demonstre adaptação, ele poderá ser remanejado para outras turmas. Essa abordagem possibilita que os alunos aprendam de acordo com suas preferências individuais, maximizando assim a eficácia do processo de aprendizagem.

Cada aspecto supracitado contribui para a construção de uma escola ideal, onde a diversidade é valorizada, a qualidade da educação é garantida, o desenvolvimento integral dos alunos é priorizado e um ambiente inclusivo é cultivado, inclusive para os animais de estimação.

Além destas condições gerais, também é necessário focar na qualidade dos profissionais contratados para gerir todo o corpo escolar. Estes profissionais devem ser escolhidos não apenas pelo seu diploma, mas sim pela sua responsabilidade em inspirar os alunos, cultivando relacionamentos de confiança que vão além das paredes da sala de aula. Além disso, focam em oferecer uma formação integral para o aluno, não apenas acadêmica, mas emocional também, condizente com os valores da escola.              

Entre essas características, seria necessário a presença dos seguintes profissionais na escola:

  • Professores e psicopedagogos: professores na escola ideal são versados em gestão educacional, planejamento curricular e avaliação de aprendizagem, buscando uma relação próxima com o aluno, e aplicando as técnicas pedagógicas eficientes em sala de aula. Os psicopedagogos, por sua vez, são especializados em identificar e intervir em dificuldades de aprendizagem e distúrbios educacionais, colaborando estreitamente com professores e pais para apoiar o progresso acadêmico e emocional dos alunos;
  • Psicólogos e psicoterapeutas: Os psicólogos escolares oferecem suporte emocional, orientação vocacional e mediação de conflitos, enquanto os psicoterapeutas aplicam diversas abordagens terapêuticas para auxiliar alunos com dificuldades emocionais e comportamentais;
  • Educadores físicos e profissionais de saúde: educadores             físicos planejam atividades físicas, promovem práticas esportivas. Profissionais de saúde, como enfermeiros e nutricionistas, complementam esses esforços, oferecendo orientação sobre hábitos saudáveis e prevenção de doenças, contribuindo assim para o bem-estar geral dos alunos;
  • Assistentes sociais: os assistentes sociais estão preparados para identificar e intervir em situações de vulnerabilidade social, violência doméstica e outras questões que possam afetar o ambiente escolar. Eles oferecem apoio individualizado, encaminham para serviços especializados e promovem ações de conscientização e prevenção;
  • Profissionais para inclusão e acessibilidade: esses profissionais            são especializados em garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário à educação, independentemente de suas necessidades. Eles implementam estratégias de inclusão e adaptam o ambiente escolar para garantir a participação plena de todos;
  • Profissionais focados no aprimoramento das técnicas pedagógicas: Responsáveis por integrar tecnologias educacionais nas práticas pedagógicas, esses             especialistas desenvolvem conteúdos digitais, gerenciam plataformas online e oferecem suporte técnico aos professores, enriquecendo assim a experiência de aprendizado dos alunos;
  • Profissionais           de apoio administrativo: esses profissionais desempenham um papel fundamental na gestão escolar, atendimento ao público, organização de eventos e comunicação institucional.

Além disso, para que todas as turmas estejam caminhando juntas e nenhuma seja prejudicada, os currículos que serão ministrados em sala de aula são concebidos de maneira inclusiva, não apenas refletindo a diversidade da sociedade, mas também buscando desafiar e expandir as perspectivas dos alunos, permitindo que eles sejam formados de tal forma que saiam informados e empáticos para a faculdade ou para o mercado de trabalho. Além disso, a integração de tecnologias educacionais inovadoras – fornecidas pelos profissionais de aprimoramento pedagógico – não apenas enriquece o processo de ensino e aprendizagem, mas também prepara os alunos para enfrentar os desafios do mundo atual, onde a habilidade de adaptar-se e aprender continuamente é essencial.

Ademais, é importante citar novamente que a saúde emocional dos alunos é uma prioridade. Além das atividades integrativas juntamente com os profissionais destinados à saúde mental, são disponibilizados espaços dedicados ao relaxamento e à meditação, proporcionando aos alunos ferramentas práticas para lidar com o estresse e a ansiedade de forma saudável. Este incentivo para cuidar da saúde emocional também seria oferecido aos professores e demais membros da comunidade escolar.

Também vale citar a importância da participação ativa dos alunos, pais e comunidade, isto é incentivado por meio de eventos e atividades extracurriculares que incluiriam os pais e a comunidade externa. Com isso, a escola se torna não apenas um centro de aprendizagem, mas também um espaço de encontro e colaboração.

Por fim, é importante frisar que a diversidade de alunos não é apenas tolerada, mas celebrada como uma fonte de riqueza e oportunidade para que todos evoluam juntos. Em uma escola ideal, todos os alunos são acolhidos, respeitados e têm a oportunidade não apenas de desenvolver todo o seu potencial acadêmico, mas também de crescer como indivíduos éticos, responsáveis e engajados em construir um mundo melhor para todos.

 

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