VOLTA ÀS AULAS: 5 dicas para os pais

VOLTA ÀS AULAS: 5 dicas para os pais

Nas próximas semanas, milhares de crianças retornam às aulas, recomeçando nova etapa escolar.

A princípio, a volta às aulas pode parecer algo normal, mas, para muitas crianças e suas famílias, é uma experiência difícil e, em alguns casos, torna-se dramático.

Por isso, sistematizei algumas orientações (dicas), decorrentes de conversas com pais, professores, com as próprias crianças e, também, de estudos de especialistas:

 

1ª - Retomar a rotina de horários escolares e de outras atividades da criança e de seus pais.

É comum, nas férias, as crianças dormirem e acordarem em horários diferentes dos que estão acostumadas durante o período de aulas.

Acreditar que, às vésperas do início das aulas, é possível voltar aos horários antigos, quando esses foram generosamente alterados é um equívoco, pois, como nos ensinam os especialistas, o corpo precisa de tempo para se adaptar às novas rotinas.

Os horários de trabalho de muitas mães, pais, avós, avôs, babás também precisam ser reorganizados, em alguns casos. A maior parte dos pais trabalha, tem seus próprios horários e, assim, precisam contar com o auxílio dos avós, irmãos maiores, babás ou vizinhos para levar e buscar a criança.

Os combinados, relacionados a quem leva e quem busca, e os seus respectivos horários, precisam estar claros não apenas para os responsáveis por essas tarefas, mas também para a criança e seus professores.

Destaco o quão angustiante para a criança é a situação na qual ela é esquecida na escola, ou, quando, por alguma necessidade, o responsável por buscá-la precisa se atrasar.

 

2ª - Organizar os materiais escolares.

Ressalto que falo em organização e não aquisição, compra, necessariamente. Algumas crianças chegam à escola no primeiro dia de aula sem o material básico, como caderno e lápis, por exemplo. Muitas escolas dispõem de recursos para oferecer materiais escolares para as crianças que não puderam adquiri-los e, assim, podem suprir essa falta. Mas, nem todas contam com esses recursos. Nesse sentido, é fundamental que os pais organizem, antecipadamente, os materiais antigos e se preparem para receberem a lista anual de materiais.

Em algumas escolas, a lista é disponibilizada no ano anterior, ou logo no início do mês de janeiro, por exemplo. Outras escolas, por sua vez, aguardam o início do ano letivo para distribuírem as listas.

De qualquer forma, haverá despesas financeiras e, para tanto, é necessário que essas sejam somadas aos gastos mensais da família.

É sempre bom lembrar que os pais podem e devem envolver seus(suas) filhos(as) na organização dos materiais. Temos, aqui, um excelente exemplo de situação que pode gerar interações prazerosas, marcadas por conversas gostosas e muitas risadas, o que certamente pode contribuir para que sejam associados à escola sentimentos e emoções positivas.

 

3ª - Conhecer a escola, a sala de aula e o (a) professor (a)

Por incrível que pareça, algumas famílias irão conhecer a escola, a sala de aula onde seu (sua) filho (a) estudará apenas no primeiro dia de aula, o que pode tornar desastrosa a experiência de volta às aulas.

É desejável que tanto pais quanto crianças conheçam o lugar, a sala de aula e se possível o(a) professor(a), antes do início do ano letivo.

No caso de a criança voltar para a escola onde já estudava, o retorno às aulas, provavelmente, será menos ansiogênico, causará menos ansiedade, no que diz respeito à localização da escola, reencontro com colegas, funcionários e professores.

Mas, para as crianças que irão à determinada escola pela primeira vez, o primeiro dia de aula pode ser marcado por algum desconforto. Decorre daí a importância de uma visita prévia à escola e, se possível, a apresentação de colegas e do(a) futuro(a) professor(a).

 

4ª - Preparar o local de estudo.

Ter um espaço delimitado e organizado para os estudos é fundamental para a vida escolar da criança.

O espaço deve ser caracterizado, de fato, como um local onde a criança passará algumas horas estudando, fazendo tarefas ou pesquisas. Sendo assim, é recomendável que seja iluminado, limpo, composto por objetos e materiais escolares. E que seja preservado enquanto local de estudos.

Entretanto, para boa parte das famílias brasileiras, não é possível oferecer espaço exclusivo de estudos. Sendo assim, é muito comum, nessas situações que as crianças estudem e façam suas lições na sala, na cozinha ou em algum outro local disponível da casa. Nesse caso, é recomendável que seja de fato preservado o horário das tarefas, o que significa desligar a televisão, rádio, aparelhos de som, eletrodomésticos, a fim de que haja silêncio necessário à concentração exigida pelo estudo. Também é desejável que a criança possa aprender desde cedo a organizar os seus materiais escolares e de estudo, de maneira ampla, a fim de que possa, de fato, valer-se deles nas situações de realização dos deveres escolares, pesquisas, etc.

Aproveito este item para lembrar a importância de serem desligados celulares, smartphones, e interrompidas, nos momentos de estudo, as idas a redes sociais, aplicativos, dentre outros.

 

5ª - Disponibilizar uma agenda

Não é fácil para a criança memorizar as diferentes datas das tarefas, entrega de trabalhos, provas, aulas de reforço, atividades culturais, esportivas e de lazer. Por isso, ter uma agenda é essencial. Entretanto, não basta tê-la, é preciso organizá-la juntamente com a criança. Papeizinhos coloridos, clipes ou mesmo adesivos podem contribuir para marcar os mais diversos afazeres.

É imprescindível que os pais consultem diariamente a agenda de seus filhos.

Algumas escolas disponibilizam suas próprias agendas para os estudantes e pedem para que sejam respeitados os logos, brasões e formas de administrá-la. Independentemente da agenda ofertada pela escola, é desejável que as crianças tenham, por exemplo, um bloco de anotações que devem ser consultadas diariamente. A disciplina, no que diz respeito às anotações e às consultas, é, portanto, fundamental para melhorar a logística da criança e de seus pais, o que seguramente afeta o desempenho escolar da criança.

 

Desejo que essas dicas possam contribuir com os pais, de alguma forma, pois a volta às aulas é quase sempre um momento de boas expectativas.

Um excelente ano a todos (as) leitores (as).

 

Elaine Assolini

Compartilhar: