VOLTA ÀS AULAS: algumas recomendações

VOLTA ÀS AULAS: algumas recomendações

Para uma volta às aulas com o pé direito!

Trazemos informações importantes e dicas recheadas de alegria e simplicidade para que tudo flua bem nesse início de ano escolar.

Férias são sempre boas! No mínimo podemos dormir até mais tarde, assistir televisão à vontade, ficar conectado na internet o dia todo, descansar, brincar e se viajamos, então, nem se fala!  Mas ela está terminando, e isso pode causar alguma preocupação.

O início do ano letivo exige de pais e filhos esforço extra para reiniciar a rotina escolar, que demanda um cotidiano mais organizado e horários a cumprir.

Ainda que pareça simples, exige disciplina e um período de adaptação, o que é bem normal.

Mas calma lá! Nada de tristeza! A educação escolar pode contribuir para deixar as crianças alegres e muito sorridentes.

Isso mesmo! Todos os pais têm como objetivo garantir o pleno desenvolvimento de seu filho e vê-lo feliz, e, é por isso que esse esforço vale à pena!

O Fundo das Nações Unidas para a Infância revela que a educação pode aumentar a felicidade das crianças. Estudo publicado pela UNICEF sugere que crianças com saúde, que vivem em um ambiente harmônico e frequentam escolas acolhedoras, que promovem sua autoestima, são mais felizes.

A educação vem ganhando seu merecido espaço, sendo reconhecida e valorizada, e é o que devemos fomentar entre os nossos filhos. Nada de críticas infundadas ao ambiente escolar!

Vamos incentivá-los aos estudos, voltando à escola junto com nossas crianças e demonstrando a eles que aprender, reencontrar amigos e professores, fazer novos amigos e conhecer coisas novas pode ser interessante e prazeroso.

 

Vamos às dicas simples e importantes para esse período de volta às aulas:

- Para um início de ano letivo dinâmico, organizado e feliz, cabe aos pais ou responsáveis ajudar a controlar a ansiedade dos filhos, e tornar esse período mais prazeroso e educativo. Oriente seu filho sobre a organização do ano letivo que se inicia: horários, materiais, localização da escola da sala, equipe escolar (quem é quem). Certifique-se de que seu filho tem todo o material escolar necessário para o início das aulas, e que ele está em boas condições e identificado. Envolva seu filho na compra e organização deste material.

- Esteja atento para alguns fatores essenciais para a qualidade da vida escolar da criança: sono, alimentação saudável e prática de atividades físicas.

- Ajuste os horários das crianças alguns dias antes da volta às aulas, colocando-as para dormir mais cedo. Perceba se a criança consegue dormir as horas indicadas para a sua faixa etária e verifique se no horário da aula ela estará descansada. 

- Uma alimentação equilibrada e atividade física regular fornecem a energia que a criança precisa para desempenhar bem as atividades do dia. 

- Insira atividades físicas na rotina das crianças. Os exercícios físicos trazem uma série de benefícios cognitivos, sociais e afetivos, o que afeta diretamente o desempenho escolar, lembre-se que brincadeiras como pular corda, andar de patinete, caminhar na praça e dançar, também são consideradas excelentes atividades físicas.

- Estabeleça uma rotina bem organizada da vida escolar de seus filhos (atividades na escola e fora dela). O estabelecimento de uma rotina é muito importante. As crianças se sentem mais seguras.

- Busque desenvolver a autonomia em seu filho, tornando-o mais independente e responsável com o percurso escolar. Encoraje-o a enfrentar e superar os seus medos. Converse com ele sobre direitos e deveres. Lembre-o dos momentos divertidos e estimulantes que ele já vivenciou na escola, ajude-o a reconhecer o quanto já progrediu.  Tenha uma atitude positiva, firme e paciente, ressalte o que a escola tem de melhor. Transmita confiança.

- Escolha um dia, logo no primeiro mês de aula, e vá até a escola, esclareça dúvidas, conheça o trabalho, mostre interesse, conheça a equipe, a metodologia de trabalho, a proposta pedagógica, seja parceiro. Converse com seu filho sobre esta visita.

- Promova em sua casa, diálogos sobre a emoção da volta às aulas, quem são os novos colegas, os novos professores, o que de diferente há no material a ser utilizado, quais os novos desafios, como superá-los, respeite o ponto de vista das crianças!

- Lembre-se, atividades extraescolares podem esperar algumas semanas, tornando a vida escolar mais tranquila, sem excessos nem afobações. 

- Ao levar os menores até a escola, transmita segurança na despedida, seja breve para não gerar insegurança.

É muito importante promover o sentir bem no ambiente escolar, focar no afeto, nas relações, precisamos nos conectar uns aos outros, acolher, ser solidário, amar, aprender, respeitar as diferenças, aceitar acontecimentos desagradáveis e superá-los.

O importante é elevar a autoestima das nossas crianças, pois escola é lugar de crianças e pessoas felizes. Uma criança feliz aprende melhor!

 

Um ano letivo extraordinário para vocês, seus filhos e toda equipe escolar.

 

 Referência do texto: A educação aumenta felicidade das crianças, guia infantil fevereiro de 2015.

 

Psicopedagoga Juliana Barbosa

Profª. Drª. Elaine Assolini

 

Compartilhar: