Dia do Circo- mais talentos

Dia do Circo- mais talentos

Dia do circo – mais talentos

 

Dia   27 de março é do Dia Nacional do Circo.

É assim por ser data de nascimento de Piolin, o palhaço brasileiro que alcançou fama mundial e inovou na apresentação de seu trabalho.

Piolin, Abelardo Pinto, nasceu no chuvoso 27 de março de 1897, no circo da família, montado na Barão do Amazonas, aqui em Ribeirão Preto.

Por sua importância na arte e cultura brasileiras é patrono da cadeira 29 da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, a Alarp.

Ocupou sua cadeira, como segunda titular, a artista plástica a Acadêmica Jair Yanni, infelizmente já falecida, que, ao tomar posse na Academia, procedendo ao trâmite usual de pesquisa sobre o patrono, encantou-se com sua história e fez dela um belo livro.

No livro ela relata parte da biografia do Piolin, apresentando recortes de jornais, documentos, fotos e similares, e conta a história do palhaço em versos, ricamente ilustrados, pelo também Acadêmico da Alarp, o  talentoso artista plástico, lastimavelmente recém-falecido, Roberto Bérgamo.

Jair fazia questão de comemorar o nascimento do patrono de sua cadeira com festa, sempre inventava uma.

E é assim que a festa continua acontecendo, mesmo sem Jair, mas sempre com ela, agora em local fixo, e sob a batuta da escritora, a Acadêmica Mara Senna, atual titular da cadeira 29, com o apoio e o aplauso de toda a Academia.

O local é a Praça Jair Yanni, monumento ao Piolin, construída nas proximidades do Ribeirão Shopping.

A praça também é resultado de muito empenho de várias frentes, incluindo a secretaria de cultura do município, tendo à frente, na época do início das tratativas, como Secretária, a extremamente atuante, e também Acadêmica , a jornalista Adriana Silva.

A praça é um projeto do arquiteto Acadêmico Roberto Bérgamo e traz, em seu centro um picadeiro e, ao redor deste, painéis em azulejo, que são as páginas do livro da Acadêmica Jair Yanni, “ Piolin, a trajetória de um palhaço iluminado”, a história de Piolin em versos, com as ilustrações do próprio Bérgamo.

É realmente um trabalho artístico de grande valor que precisa ser visto, conhecido, reconhecido e festejado.

Por isso o convido para, neste sábado, 30 de março de 2019, das 10 ao meio dia, festejar o Dia Nacional do Circo na praça do Piolin, com as atrações típicas de um circo, e demais manifestações artísticas, tudo gratuito.

Venha aplaudir os talentos da nossa terra.

Eliane Ratier, escolhendo adereços para uma boa “palhaçada” no sábado.

 

Compartilhar: