Meus livros favoritos

Meus livros favoritos

Meus livros favoritos

 

Adoro ler e leio desde sempre e cada vez mais e de tudo.

Tenho muitos livros lidos guardados, mas nem todos.

Tenho, também, uma pilha aguardando leitura, e cada vez que os olho, suspiro lamentando a hora, sempre adiada, de satisfazer o desejo permanente.

Tem livros que já não tenho. Foram doados em diversas oportunidades ou mesmo abandonados por aí, num projeto próprio chamado “Livro Livre”.

Há motivos muito justos para a doação de livros começando pela liberação de espaço no lugar onde vivo e passando por certos critérios como o errôneo reconhecimento de não valor, o que me fez ficar na saudade, reconhecimento absoluto de grande valor, que faz com que os deseje partilhados para maior alcance, ou ainda o critério de inservíveis, que não mais me servem, mas sempre servirão a alguém.

Tudo isso para dizer daqueles que adoraria ter por perto sempre, para correr os olhos pelas páginas aleatoriamente, descobrir e redescobrir o texto, sorrir, lembrar, sonhar.

Um deles é o livro de sonetos de Vinícius de Moraes, fininho e completíssimo, poemas para toda ocasião.

Recentemente, no sarau da Casa do Poeta de Ribeirão Preto, que aconteceu no sábado de carnaval na livraria Paraler, li o “Soneto da quarta-feira de cinzas”, como poderia ter lido o “Soneto de carnaval” ou o “Soneto da mulher ao sol”, todos muito apropriados.

Nem vou deixar aqui a amostra, só atiçarei o desejo por este livrinho do poetinha mór da nossa língua.

Aproveitem, sempre é tempo para conhecer ou revisitar um livro.

 

Eliane Ratier, atenta a todo o seu amor pelo livro, a leitura e a poesia.

Compartilhar: