Como estabelecer e cumprir metas?

Como estabelecer e cumprir metas?

Recentemente, uma pessoa que havia lido o artigo “Metas: um importante processo de aprendizagem”, de minha autoria, entrou em contato comigo e compartilhou a dificuldade dele de estabelecer e cumprir metas. A resposta que enviei a essa pessoa deu origem ao texto abaixo, que eu espero, seja útil para outros leitores.

Ao refletir sobre “como estabelecer metas” fiz o exercício de olhar para as metas que eu havia estabelecido para 2020 e percebi algo muito simples: minhas metas são reflexo daquilo que é importante para mim. Uma delas é preparar uma apostila sobre um dos tópicos que eu leciono na disciplina de Microeconomia. Isso se deve a minha preocupação de melhorar as condições de aprendizado dos alunos, o que para mim, como professor, é importante. Outra meta envolve a leitura de livros que tratam de um tema que considero importante. Eu poderia dar outros exemplos, mas creio que a mensagem já está clara: antes de estabelecer metas, pergunte a si mesmo “o que é importante para mim?”.

Caso você saiba responder a essa pergunta, estabelecer metas fica fácil. Se é importante para mim ser um bom professor e me manter atualizado, então, as metas surgem de maneira clara: preparar material didático, ler bons livros, etc.

Superada a dificuldade de estabelecer metas, a pergunta natural é, de fato, a que o leitor fez: como cumprir metas? Uma das ferramentas úteis para nos impulsionar a cumprir metas é a prestação de contas. Em outras palavras, uma forma de você ter compromisso com suas metas é compartilhá-las com alguém que, de tempos em tempos, verificará se você tem se empenhado para cumpri-las.

Imagine que uma pessoa queira emagrecer e estabeleça uma meta de perder 10 quilos em 6 meses. Essa pessoa recorre a ajuda profissional, sendo atendida por um nutricionista, cujo papel envolve ensiná-la bons hábitos alimentares. Ora, de posse das instruções recebidas, a pessoa tem a tarefa de cumpri-las no dia-a-dia para conseguir emagrecer de forma saudável. As instruções do nutricionista são úteis, mas a “pressão” do retorno também tem seu papel. O simples fato de a pessoa saber que no retorno ao nutricionista ele perguntará se tudo foi seguido, aumenta a chance de a pessoa colocar em prática as instruções recebidas. Em outras palavras, o papel do nutricionista é duplo: nos instruir e proporcionar uma prestação de contas. Portanto, meu incentivo é que você, leitor, compartilhe suas metas com alguém de confiança que seja capaz de proporcionar esse momento de prestação de contas. Isso, certamente, lhe impulsionará a cumprir suas metas.

Resta um comentário final. Toda meta deve ter um prazo para ser cumprida, como perder 10 quilos em 6 meses. Se alguém simplesmente diz “quero perder 10 quilos”, não temos uma meta, mas somente um objetivo. A razão é simples. Se ele ainda não perdeu 10 quilos, ele pode dizer, não terminou meu prazo para atingir esse resultado, pois não foi estabelecido nenhum prazo. Uma meta sem prazo não é meta e, além disso, a ausência de prazo permite que continuemos em nossa zona de conforto. Quando há um prazo, existe mais estímulo para cumprirmos as metas. Se ao final de 5 meses, ainda faltarem 2 quilos para se atingir a meta de perder 10 quilos, a pessoa é compelida a se esforçar mais, e sair da sua zona de conforto.

Em suma, saiba o que é importante para você e estabeleça metas em função disso. Compartilhe suas metas com alguém que irá cobrá-lo. E, lembre-se, metas sempre devem ter um prazo, o que nos ajuda a sair da zona de conforto e nos esforçar mais!

 

Créditos da imagem: Avel Chuklanov, do Unsplash.

Compartilhar: