Falhas de comunicação: até quando?

Falhas de comunicação: até quando?

Comunicar-se bem é um desafio cujo sucesso depende de vários fatores. Em primeiro lugar, quem comunica deve ter clareza da mensagem a ser transmitida. Imagine uma reunião de uma equipe na qual o líder deve comunicar os objetivos a serem alcançados. Ora, se nem mesmo o líder tem clareza dos objetivos, qual é a chance de a equipe entender o que está sendo comunicado?

Superado esse desafio, é necessário que o líder reconheça que nem sempre o que ele “diz” é o que as pessoas “ouvem”. Em outras palavras, entre o conteúdo que o líder acredita ter transmitido e o conteúdo percebido pelos ouvintes podem ser diferentes. De fato, a medida da qualidade da comunicação é justamente a semelhança entre o conteúdo que o líder acredita ter transmitido e o conteúdo realmente percebido pelos ouvintes. Não por acaso, há especialistas quem argumentam que todo líder deve ser um bom comunicador. No entanto, mesmo entre os bons comunicadores, há dias melhores e piores. Qualquer que seja o caso, a má comunicação dá origem a problemas e nos faz ouvir, mais adiante, a famosa justificativa “foi uma falha de comunicação”.

Como posso melhorar minha comunicação? Conheça o seu público! Como economista estou habituado a usar diversos jargões e termos técnicos da minha área, pois convivo com muitos economistas. No entanto, ao conversar com outro público evito usar tais termos e, em casos inevitáveis, procuro explicar o significado do termo usado.

A qualidade da comunicação depende também da postura do ouvinte e, por isso, é importante mantê-lo interessado no assunto. Por exemplo, em uma equipe de trabalho não se limite a comunicar apenas o objetivo. Explique a importância do objetivo e a relevância do engajamento de cada colaborador para a organização. Se sentir parte de algo (importante) gera mais motivação do que simplesmente cumprir uma obrigação do cargo.

Finalmente, desenvolva formas de verificar se o conteúdo pretendido foi devidamente captado pelos ouvintes. Ao final de reuniões de trabalho tenho o hábito de perguntar, ou ao menos listar, quais são as tarefas que cada membro da equipe deve realizar. Este é o momento no qual verificamos se todos temos a mesma compreensão do que foi comunicado e se todos compreenderam o que devem fazer. Claro, também estipulamos prazos para essas tarefas!

Se a desculpa “foi uma falha de comunicação” é comum no seu ambiente de trabalho, é hora de mudar, pois esse tipo falha traz prejuízos à organização e pode afetar, inclusive, o clima no ambiente de trabalho.

Créditos da imagem: Andre Hunter, do Unplash.

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