Um novo jeito de investir

Um novo jeito de investir

O desafio de poupar parte dos recursos é frequentemente acompanhado pela dúvida prática de como investir bem tais recursos. Sabemos que todos querem identificar investimentos que proporcionem alto retorno com a menor possibilidade de perda. Mas esse processo de identificação depende de diversos elementos, inclusive o perfil de cada pessoa. Enquanto uns são muito avessos ao risco, outros são menos. Enquanto uns podem precisar do dinheiro no curto prazo, outros podem fazer investimentos por um período mais longo. Assim, o investimento ideal para uma pessoa pode não ser para outra.

Os fundos de investimento reconhecem esta heterogeneidade e procuram atender aos vários perfis de  investidores, mas eles fazem isso por meio de  estratégias de investimento diferentes. Eu tive a oportunidade de conversar com a equipe de gestão da DAO Capital (https://daocapital.com.br/),  uma nova gestora do mercado brasileiro. Eles adotam uma estratégia que tem se destacado nos EUA e na Europa, mas que no Brasil está apenas começando. Essa estratégia é chamada de investimento sistemático baseado em fatores, também conhecida como factor investing.

Segundo a DAO, os fatores expressam o quanto o mercado está disposto a pagar pelas características das empresas investidas como, por exemplo, o seu preço (cara ou barata), a sua rentabilidade, a sua volatilidade e o seu tamanho. Assim, os fatores são a base de qualquer investimento e permitem a identificação de ações baratas, de qualidade, com baixo risco e cujos preços estão subindo. É com base nesses fatores que a DAO tem construído carteiras de investimento que oferecem a melhor combinação entre critérios de qualidade, potencial de retorno e risco.

Muito importante também é a forma como essa estratégia é implementada. Todo o processo é feito de forma sistematizada, por meio de algoritmos programados em computador. Isso tem duas vantagens claras. Primeiro, permite com que todas as ações do mercado brasileiro sejam analisadas e não apenas algumas. Segundo, o modelo de investimento é seguido à risca, sendo aplicado da mesma forma para todas as ações, evitando possíveis vieses de julgamento por parte dos gestores.

Essas características e o recente (e crescente) interesse por esse tipo de fundo (sistemático e com base em fatores) me motivou a compartilhar todas essas informações com vocês, leitores do Blog.

Créditos da imagem: Precondo CA, do Unplash.

Compartilhar: