Vacinação de Crianças

Vacinação de Crianças

A Anvisa aprovou no dia 16 de dezembro de 2021 a aplicação da vacina da Pfizer voltada para a imunização contra Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos de idade. Esta aprovação baseou-se em análise técnica por parte da Agência.

Houve reações negativas no governo federal a essa aprovação, e entre elas a declaração do ministro da saúde, Queiroga, “a pressa é inimiga da perfeição”. Ocorre que a aprovação da vacina da Pfizer pela Anvisa não foi feita apressadamente. De fato, o uso de tal vacina para crianças de 5 a 11 anos já foi autorizado em diversos países. Não bastasse isso, o Brasil é um dos países com maior taxa de mortalidade de crianças por covid-19.

Pois bem, o ministro Queiroga informou que fará uma consulta popular sobre a vacinação de crianças. Ora, se a vacina for disponibilidade, os pais que entenderem que seus filhos devem ser vacinados, os vacinarão. Por outro lado, os pais cuja opinião é oposta, simplesmente não vacinariam seus filhos. Espero que este segundo grupo seja mínimo.

O governo que se diz a favor da liberdade, deveria dar aos pais a condição de escolher. Adiar e retardar a compra e a distribuição das vacinas não é sinônimo de liberdade, antes, é a imposição de uma agenda anticientífica à sociedade.

Resumindo, sugiro que o ministério compre e disponibilize tais vacinas, pois a melhor forma de consultar a sociedade é justamente promover o oferecimento dessas vacinas.

 

Créditos da imagem: Mufid Majnun, do Unplash

 

 

Compartilhar: