5 Dicas para controlar a Ansiedade no Vestibular - VELOZES E ANSIOSOS 2

5 Dicas para controlar a Ansiedade no Vestibular - VELOZES E ANSIOSOS 2

É comum ouvirmos jovens e adultos dizendo que precisam controlar a Ansiedade. Sim, apesar de ela também ser útil – por exemplo, para deixar o vestibulando em estado de atenção, de alerta para executar uma prova -, muitas vezes os estudantes não conseguem controlá-la ou usá-la a seu favor.

Pensando muuuuito friamente, temos que controlar a Ansiedade durante uma prova, um vestibular, por dois motivos básicos: porque você precisa se manter calmo para FAZER MAIS PONTOS e para, com isso, ser feliz. É, eu sei que você, possivelmente, não tinha pensando desse jeito, só estava seguindo um pensamento inútil e reconfortante: “Ai, eu sou Ansioso, sou Ansiosa e eu não consigo fazer a prova. Aí eu erro coisas de bobeira”.

Mas...  vamos tentar organizar um pouco a vida de vestibulando, buscando dominar um pouco  essa tal de Ansiedade. Seguem 5 dicas para você:

1. União e harmonização de corpo físico, mente e espírito são de fundamental importância para conseguir vencer os nossos desafios. Por isso, seguindo o post  de Velozes e Ansiosos ( https://www.revide.com.br/blog/fabio-itasiki/ansiedade-no-vestibular-velozes-e-ansiosos/), crie seu mantra contra a Ansiedade.

2. Ficar ansioso, nervoso, na hora da prova é só uma consequência que vem de vários fatores. Um deles é o despreparo. Os nomes dos vestibulandos não aparecem na lista de aprovação do nada. Eles vão se materializando dia a dia e ficam mais nítidos e com tintas mais fortes quanto mais você estuda. A cada dia de estudos, pense que você é um vencedor.

3. Durante a semana de estudos, procure organizar o seu registro de sensações. Fique vigilante porque elas aparecem de várias formas. Vão aparecer oscilações de humor e, se você “permitir”, o coração ficará inquieto. Tente guardar como é bom acertar um exercício de qualquer matéria que seja e, quando isso não acontecer no seu cotidiano de estudos, procure os motivos, as resoluções, os caminhos para ter de novo a sensação tão gostosa de acertar e ser aprovado.

4. Antes de dormir, acalme-se tentando se fechar em uma espécie de “câmara silenciosa” que existe dentro de nós mesmos. Busque o sossego necessário para utilizar sua energia mental e imagine o dia da prova: use essa energia para criar o lugar onde você irá se sentar, determinar um estado de espírito tranquilo ao receber a prova e, abrindo-a, projete as questões e as matérias que você estudou e sabe tão bem.

5. Quando você estiver sentado, aguardando a prova no dia do vestibular, preste atenção no seu respirar, com concentração na parte peitoral, e no seu expirar. A cada vez que você mandar o ar pra fora do seu corpo, imagine que está aumentando umabolha de proteção em torno de você mesmo, como se estivesse soprando um grande balão. Deixe seus ombros retos em relação ao corpo e perceba que eles sobem e descem, sem preocupação alguma, bem relaxados, só seguindo a sua respiração, o seu inspirar e expirar profundos.

Vestibulando, é claro que não tem só isso a fazer, mas é um começo bem interessante. Quer mais uma dica ? Converse mais com sua Ansiedade...

 

Se você curtiu este post, entre no nosso grupo do Face (https://www.facebook.com/groups/vestibulandosvencedores/).

Compartilhar: