7 dicas para uma redação +900

7 dicas para uma redação +900

No próximo domingo, dia 17 de janeiro, teremos o primeiro dia das provas de ENEM e, entre as matérias, está a Redação. Para tentar chegar à marca de +900, seguem algumas sugestões:

1. Sobre a Competência 1, preste atenção na ocorrência de crases, nas concordâncias, na acentuação e na pontuação. Sobre este último item, recomendo uma leitura em voz alta do seu rascunho. Leia como se fosse o texto de um noticiário na TV.

2. Não se esqueça de colocar o tema e o seu ponto de vista - a tese – sobre o tema, logo na introdução do seu texto.

3. Após ler a proposta, invista pelo menos 5 minutos pensando em todas as ideias possíveis para usar em seu texto.

4. Você pode fazer seu texto com 5, 3, 2 e até mesmo 1 parágrafo. MAS, a recomendação é elaborar sua produção com 4 parágrafos: introdução, parágrafo de argumentação 1, parágrafo de argumentação 2 e conclusão.

5. Os conectivos são importantes na Redação do ENEM. No início de cada um dos períodos, procure colocar um conectivo para dar melhor sentido ao seu texto.

6. Procure apresentar sua proposta de intervenção no parágrafo de conclusão. Nela, deve constar um agente transformador, uma ação efetiva, um modo de realização da ação, alguns detalhes do modo indicado e a finalidade da prática de intervenção.

7. Por fim, Leia a Cartilha do ENEM 2020, publicada pelo Inep, no site.

 

Boa Redação pra você !

Compartilhar: