Acreditar em Você

Acreditar em Você

Algo importante para se fazer neste momento de vestibular é acreditar em você e adotar, por exemplo, a metodologia do erro e do acerto. Sim, todos os dias você terá desafios em forma de exercícios, sejam tarefas mínimas, obrigatórias, série desafio, megadifícil, questões dissertativas, multiplaescolha, etc.

Irá perceber também que, muitas vezes, esses exercícios se juntam de forma aleatória em um simulado, com o único propósito de fazer você desistir (rs). E haverá pessoas que irão desmotivá-lo de forma voluntária ou não, com comentários do tipo “estuda mais”, “estava difícil o simulado”, “nem fulano conseguiu resolver” ... o que você tem a ver com a vida do fulano? Se o primeiro aluno dos simulados não passar, temos uma justificativa para você também não conseguir? Seja INDEPENDENTE, no sentido de se preocupar com os seus resultados e não se desesperar se o outro foi melhor ou não.

Tem aluno que me pergunta qual seria uma boa nota para a Redação no vestibular. A resposta é lógica: a máxima. Se ela representa 1000 pontos, 15 pontos, 28 pontos ou 10 pontos, você tem que tentar buscar TODOS eles. Ou buscar ou deixar de perdê-los, o que significa que você dever errar o mínimo possível e o mínimo é errar nada! Que responsabilidade, hein?

 

Acreditar e Persistir

Desistir e negar competência são a parte fácil do negócio. Então, o acreditar e a persistência fazem parte do sucesso dos Vestibulandos Vencedores e de outras histórias de sucesso também. Imagine se, no século XXI, com todo o e-commerce que nós temos, com vendas pela internet abrindo um mercado de comodidade, alguém iria levantar de madrugada por causa de uma promoção de geladeira ou fogão quatro bocas. Impensável! E qualquer pessoa que apresentasse essa ideia, poderia ser considerada louca, concorda?

Pois Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, acreditou em uma ação de marketing sensacional: liquidação de móveis, eletrodomésticos, utilidades para o lar em um dia específico do ano. Os clientes dormem nas filas para serem os primeiros a entrar nas lojas e fazer as melhores compras. Apesar de alguns falarem que não daria certo, ela apostou no caminho que estava trilhando e, hoje, a concorrência marca para o mesmo dia as suas liquidações para se aproveitar da oportunidade criada pela empreendedora. ACREDITAR.

A persistência também faz parte da crença que seu sonho dará certo. O bicampeão mundial pela seleção brasileira de futebol, Marcos Evangelista de Morais, o Cafu, que iniciou carreira em 1989, participou e foi reprovado em doze “peneiras”, que são os testes para ingressar nos times. Se ele não tivesse objetivos definidos e força de vontade, não estaria, em 2002, na Copa do Mundo Coreia-Japão, levantando a taça do pentacampeonato do Brasil. PERSISTIR.

Outro exemplo é Steve Jobs, que fundou a Apple em 1976 e colecionou muitos sucessos e alguns fracassos de aceitação popular e vendas, como o computador Lisa em 1983, que custava US$10 mil, o palmtop Newton em 1993 e o console de game Apple Pippin, em meados de 1990. Mesmo assim, apesar de algumas derrotas, a inteligência criativa, a persistência e a paixão de Jobs levaram a multinacional ao patamar que está hoje. FORÇA DE VONTADE.

É esse acreditar que você deve nutrir a partir de agora. Se você mesmo não acredita em seu potencial, não será um elogio dos seus pais ou professores que fará você tomar o elixir da coragem de enfrentar esse ano de estudos. Aliás, comece a pensar nesse ano como uma época ímpar, de aventuras, responsabilidades, esforço, felicidade e um grande prêmio no final, para quem merecer.

Agora, ter confiança não pode cegá-lo a ponto de não observar possíveis falhas em seu estudo. A inobservância de nossas deficiências pode levar ao fracasso, sendo necessário ter senso crítico e força de vontade para conquistar a vaga.

Lendo as experiências narradas, praticamente todos, independentemente de idade, universidade onde vão estudar, origem social, credo, cor ou raça, relatam que além de esforço, aproveitavam a oportunidade de poder estudar e de ter a chance de conquistar uma vaga no curso e na faculdade que escolheram. Em muitas histórias dos alunos que passam nas melhores faculdades, a realidade não era favorável à conquista da vaga, mas eles tiveram a capacidade de superar as dificuldades, através de dois princípios básicos dos vencedores:

Motivação Pessoal e Força de Vontade

A construção da nossa confiança é feita a cada dia, seguindo alguns alicerces que irão edificar sua autoestima de forma firme e sólida. Assim, o vestibulando que tiver apoio familiar, motivação para a conquista, força de vontade, persistência e metodologia de estudos sai na frente de todos os outros. A continuidade dos estudos em boas universidades será apenas uma questão de tempo. Acredite em você!

Compartilhar: