Ao abrir a prova do ENEM, olhei a proposta de Redação e...

Ao abrir a prova do ENEM, olhei a proposta de Redação e...

No domingo, dia 3 de novembro, quando você olhar para a proposta de Redação solicitada pelo Inep, terá duas saídas, dois caminhos a escolher: o primeiro é ficar totalmente desesperado porque caiu um tema que você desconhece e é difícil. O segundo é ficar totalmente eufórico porque você já conhece o tema, já fez uma redação sobre ele e está esfregando uma mão na outra porque sabe tudo sobre o assunto.

Qualquer uma dessas opções deve se constituir em escolha cautelosa. Isso porque:

a) Não adianta desesperar-se, ficar nervoso ou perdido com a situação. Quais opções você tem? Nem mesmo fugir é uma delas. Então, o melhor é acalmar-se, organizar as ideias, colocá-las no papel, preparar o projeto de texto e começar a escrever.

b) A euforia também merece cuidados. Ficou entusiasmado porque o tema lhe favorece, porque você tem facilidade, já escreveu a respeito... atenção: vamos com calma, tomando as precauções para elaborar um texto reflexivo, sem ansiedade.

Qualquer que seja a proposta da Redação, muita atenção ao recorte temático que delimita sobre o que escrever a respeito do tema.

 

Quer sabe mais ?

Entre no site

www.vestibulandosvencedores.com.br

 

Compartilhar: