As armadilhas do Vestibular... e do ENEM também

As armadilhas do Vestibular... e do ENEM também

Já ouviu falar em autossabotagem?

É uma prática que alguns alunos fazem contra si mesmos.

É algo estranho porque alguns chegam a se convencer de que não têm chances de passar no vestibular, mesmo estudando direitinho, mesmo tirando notas altas em simulados, mesmo sendo admirado pelos colegas.

Chegam até a usar um certo “negacionismo”, do tipo: “ah, eu não queria mesmo essa vaga”, “ah, eu acho que essa faculdade não é pra mim”. “ah, não tenho capacidade para conseguir ir para a outra fase”. São negações que vão minando qualquer autoconfiança que a pessoa poderia ter.

A autossabotagem aparece quando a pessoa quer acreditar que tudo é impossível de ser feito ou conquistado e isso acontece com os vestibulandos. Quer mais exemplos ?

Quando o estudante começa a “patinar” nos estudos ou nas provas. Ele estuda por mais tempo as matérias que mais gosta porque está em uma área de conforto. Ou então quando ele está fazendo a prova e fica revisando questões que tem certeza que estão certas. Pra quê ? Isso também acontece – às vezes – quando o aluno quer mais ensinar aos outros do que avançar em seus próprios estudos.

Seu maior inimigo no vestibular não pode ser você mesmo !

Neste ano atípico, em que cada um pode estudar do melhor modo possível, cada um com seu jeito, com seus recursos, lembre-se: você fez o melhor que você pode e isso já deve ser o suficiente para acertar uma boa quantidade de exercícios da prova. Pense que você estudou, conquistou conhecimento, investiu tempo na sua preparação e isso ninguém tira de você. Além disso, coloque sua vontade de vencer, e vamos fazer esses exercícios nos vestibulares.

Então, good feelings e boas provas !

Compartilhar: