Com a volta às aulas, o que os vestibulandos devem fazer?

Com a volta às aulas, o que os vestibulandos devem fazer?

Faltam apenas três meses para o ENEM e exames vestibulares.

 

 

Agora é hora de verificar o rendimento pessoal e o desempenho nas simulações dos vestibulares, ou seja, é momento para olhar as matérias que serão cobradas e verificar o que pode ser aprimorado, de acordo com o tempo que você tem. Não é possível estudar tudo, mas aquilo que você se propuser a fazer, que seja bem-feito.

Pensando em estratégia, em organização, quais seriam os cuidados - os chamados pontos de atenção - que você deveria observar? Também é necessário pensar em métodos de estudos e de retenção de conteúdo que você já utiliza e, talvez, procurar outros mais interessantes nesta reta final.

E, se eu pudesse lhe dar um conselho sobre como estudar... eu faria vários exercícios, listas de questões e simulados dos vestibulares que mais interessam a você. Claro que só fazer não adianta. Cada exercício executado, certo ou errado, no chute ou na certeza, deve ser visto como algo precioso porque mostra um “mapa da sua mente”: você tem ou não tem aquela teoria na sua cabeça? Sabe ou não sabe aquela matéria? Consegue ou não consegue aplicar os conceitos para mostrá-los em uma questão de prova?

 

Será que agora é a hora de “zerar o contador”?

Não! Agora o momento é de ampliar a vantagem no marcador, tentar vencer o jogo, com estratégias, planejamento e força de vontade. Lembre-se que ninguém pode ter mais força de vontade do que você. Os outros podem ter mais recursos, mais tempo para estudar, melhores materiais, mas a sua vontade de vencer, aquela que você traz dentro da sua alma, deve ser maior do que qualquer uma.

Aos pais e responsáveis, cabe oferecer todo tipo de apoio, de elogiar verdadeiramente cada avanço, por mais simples que seja, de investir em tempo e em tranquilidade para que o estudante possa performar da melhor forma que ele consiga, de acordo com sua capacidade de momento e possibilidades.

Bons estudos !

 

Compartilhar: