Criando uma metodologia de estudos

Criando uma metodologia de estudos

Uma trajetória de sucesso necessita de uma metodologia eficiente para melhorar o aprendizado e facilitar o caminho rumo à vaga nas melhores universidades do Brasil. É importante que você desenvolva o SEU jeito de estudar, valorizando os momentos em que a matéria mais rende, na ordem que mais rende, da forma que mais rende para fixar e melhorar o aprendizado.

Estamos quase começando essa aventura com a “faca entre os dentes” e uma frase do filme “Tropa de Elite” vem à mente: “Missão dada, Missão cumprida”. Ela é uma máxima do BOPE, Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro. Vamos adaptá-la em uma regra de ouro para nós, os Vestibulandos Vencedores: “Matéria dada, Matéria estudada” e, se possível, no dia em que a aula foi dada. Essa frase tenta combater a procrastinação, a técnica dos fracassados que deixam tudo para depois. Se a aula foi dada hoje, nada mais importante do que estudá-la hoje. Sim, nem sempre é possível, mas adiar um pouco todos os dias quer dizer ficar muito atrasado no final de semana e, claro, ter resultados insatisfatórios na hora da prova.

Disciplina nos Estudos

Para conseguir os resultados esperados, é preciso ter disciplina. Não gosto muito do termo “rotina de estudos” porque “rotina” é algo chato, repetitivo e no nosso planejamento não há espaço ou tempo para chatices, mas... organizar o dia e a semana inteira é de fundamental importância para dar consistência aos estudos, com a certeza de que a programação está sendo cumprida. Além disso, um calendário bem programado e uma agenda bem organizada irão oferecer mais segurança para você.

Um dos segredos dos Vestibulandos Vencedores é o saber estudar. Rubem Alves é um dos mais conceituados pensadores brasileiros – se bem que ele diz que é apenas um bom contador de histórias – e ele afirma que é preciso “aprender a aprender e aprender a fazer”, ou seja, você deve ter os estudos bem estruturados para que o conhecimento seja apreendido, melhorando suas notas e seu aprendizado.

O costume dos estudos - não importa quantas horas por dia ou semana você se dedique a isso - vai fazer de você um estudante melhor. Organize-se e seja disciplinado.

Durante as aulas

É óbvio que você precisa prestar atenção à aula, mas no que consiste essa ação? Alguns acreditam que algumas matérias como História, Geografia, Filosofia e Sociologia necessitam apenas de leitura; é só ler depois que resolve. Engano.

A visualização e a audição da aula têm que ser complementadas com as anotações para fixação da matéria. Essas anotações podem ser chamadas de “bits de informação” e podem fazer você se lembrar, de forma instantânea, do assunto apresentado/discutido em sala. Alguns chegam a gravar os textos da apostila com a própria voz no celular para ouvir depois.

A concentração durante a aula é imprescindível para você conseguir captar melhor a matéria. Assim, não tem “pensamento longe”, espera pelo vibracall do celular ou querer saber o que vai passar na Sessão da Tarde. A hora de prestar atenção é sagrada. É o seu momento de aprender e economizar tempo depois nos estudos complementares.

Alguns alunos têm vergonha de levantar a mão e perguntar na hora da aula para o professor e assim ficam com a dúvida bem guardadinha. Outro erro. Talvez você não saiba, mas essas dúvidas se proliferam em Progressão Geométrica dentro da sua cabeça e é por isso que você tem que tentar solucioná-las. Se o mestre atender na saída da aula, tudo bem, se não, vá procurar o plantão de dúvidas, aulas particulares. O que não pode é levar a dúvida pra casa.

Após as aulas

“Matéria dada, matéria estudada” – eu já disse - é uma máxima de extrema importância para o Vestibulando. Aproveito para gravar outra em sua cabeça: ”ACUMULOU, SE FERROU!”

Selecione os exercícios que devem ser feitos. Não faça todos e não acredite 100% na “matéria mínima” ou na “tarefa obrigatória”. Muitas vezes, quem escreveu a apostila não pensa no global, pensa naquela disciplina em especial e assim, recomenda 50 exercícios para serem feitos em um dia, esquecendo-se que há outras matérias para serem estudadas.

Óbvio que estudar também SÓ em véspera de prova não resolve. É preciso ver o cotidiano da matéria. Se na parte da tarde você retomar o conteúdo da manhã, no dia que antecede a prova, o conteúdo estará lá em um lugar no seu cérebro, esperando para ser acionado.

E quanto tempo será que você deve estudar? Depende muito de quanto tempo você tem disponível para isso. Muitos alunos são da rede pública e trabalham durante o dia, podendo estudar somente à noite. Outros, só podem estudar com mais afinco nos finais de semana e alguns privilegiados podem ter aula na parte da manhã, estudar em boa parte da tarde e complementar com mais informações à noite.

Não importa quanto tempo você tem. Cada um vive uma realidade e você tem que fazer o melhor com o que tem.

Compartilhar: