Depois da 1ª Fase... o que fazer?

Depois da 1ª Fase... o que fazer?

Alguns vestibulares em todo o Brasil já concluíram as suas primeiras fases, ou seja, muitos alunos já estão contabilizando seus pontos e fazendo suas projeções, pensando na nota de corte, imaginando se estarão ou não na segunda fase da disputa.

Uma coisa pouco prática - mas que acontece - é ficar imaginando se a nota de corte irá subir ou se irá cair alguns pontos. O candidato, a candidata pergunta para um professor, quer saber o que o colega acha, reza pro santo...  

Na realidade, poucas pessoas conseguem fazer uma análise estatística séria, baseada em informações e configurações da prova. Quais são as reais probabilidades de uma pessoa acertar se a nota vai subir ou cair? E se acertar, saberia dizer quantos pontos farão a diferença? Saberia fazer uma projeção matemática sobre a quantidade de candidatos que teria conseguido passar para a 2ª fase?

Por isso eu digo para não perdermos tempo. Você, candidato sério, vestibulanda com chances de ir a uma segunda fase, mantenha foco nos estudos. Nem pense se a nota vai cair ou subir. Espere, mas sem passividade, o resultado sair pela própria instituição que elaborou o vestibular.

Enquanto o resultado oficial não vem, algumas dicas:

1. Analise como é a próxima fase da competição;

2. Se tiver redação, verifique qual(is) o(s) gênero(s) texual(is) solicitado(s);

3. Resolva provas anteriores do mesmo vestibular – veja se não promoveram mudanças de organização para este ano;

4. Geralmente, a segunda fase é dissertativa, portanto, treine direitinho como escrever a sua resposta;

5. Se possível, mostre os seus exercícios resolvidos para o seu professor. Isso para ele avaliar se o que você escreveu realmente responde à pergunta da banca. Nem mais, nem menos.

 

Agora a dica final: de cada prova que você fizer, fica um pouco de ansiedade para saber pontuação, para saber se você continua na disputa ou não. Pois bem: após conferir o que você acertou e quais exercícios você errou – para não errar mais – “guarde” a prova em uma caixinha imaginária... abra somente no dia do resultado da segunda fase. Enquanto isso, vamos continuar nossa jornada de estudos, com ânimo, foco nos resultados e autoestima.

Compartilhar: