Dez Mandamentos

Dez Mandamentos

Se quiser saber, há comportamentos que devem fazer parte da vida dos VESTIBULANDOS VENCEDORES.

São atitudes que se tornam parte do cotidiano e, portanto, em certo momento, vão acontecendo com naturalidade para que você tenha mais tranquilidade em sua jornada rumo à vaga na faculdade.

É importante ter regras que possam nortear o processo de evolução nesse ano de estudos e, por isso, elenquei 10 mandamentos para os vestibulandos, mas, se você quiser, pode criar também os seus. Eles mostram os seus compromissos e, principalmente, a sua doação a você mesmo para conquistar a sonhada vaga.

 

1.            Prestar atenção às aulas.

No momento da aula, não há nada mais importante a ser feito a não ser aprender. Esqueça o celular ou algum problema pessoal.

 

2.            Ler jornais e revistas, ouvir rádio, ver noticiá-rios, acessar portais de conteúdo.

Buscar conteúdo nas atualidades faz com que surjam mais dúvidas sobre o mundo em que você vive. As Universidades não querem pessoas que “pensem o mundo”? Então você tem a obrigação – para seu próprio bem – de buscar informações

 

 3.            Escrever Redações.

É o exercício da prática e do “erro e acerto”. Não fazer redações durante o ano é uma boa forma de ir perdendo a vaga aos poucos.

 

4.            Frequência nas atividades.

A escola ou o cursinho que você escolheu deve ter atividades extras que você, na medida do possível, deve participar: orientação de estudos, sarau, aula complementar, excursão cultural, aprofun-damento, olimpíadas. Os simulados? Faça todos ! São obrigatórios !

 

5.            Tomar notas e fazer a organização da matéria.

Fatal: matéria dada, matéria estudada... no dia !

Anotar durante a aula pode diminuir o tempo gasto nos estudos e organizar a matéria, como se fosse dar aula para o colega, ajuda muito.

 

6.            Tirar dúvidas e fazer os exercícios.

Tanto faz tirar dúvidas após a aula com o professor – se isso for possível – ou ir ao plantão de dúvidas. Ou até mesmo procurar na internet alguma aula confiável sobre o assunto. O importante e não ficar com dúvida acumulada, pois isso é certeza de mau desempenho.

 

7.            Tempo para lazer.

O problema não é ter momentos de descanso, pois todas as máquinas mamíferas precisam de retifica, de descanso para poderem render. A questão é que muitos não conseguem dosar o descanso e o dia torna-se um prolongado deleite de preguiça.

 

8.            Ser organizado.

Saber onde você deve estar, o que deve fazer e quando são de fundamental importância para o seu sucesso. Horário de aulas, dos simulados, datas de inscrição dos vestibulares devem ser anotados em lugares bem visíveis para você e para seus pais.

 

9.            Conhecer o jogo.

As faculdades costumam colocar na internet o Manual do Candidato. A leitura dele é importante para que o aluno conheça as regras do jogo. Quantas fases tem o vestibular? As questões são dissertativas ou de múltipla escolha? Como é a prova de Redação? Como foi nos anos anteriores?

 

10.         Seguir metas para conquistar a Vitória.

O compromisso e o comprometimento devem ser seus, pois afinal de contas, a vida é sua. Tenha foco nas suas metas – quantas lições, quantas matérias, quantos exercícios devem ser feitos - para que nada fique acumulado no final de semana.

 

Nota do Autor: Esse texto faz parte do meu livro “Manual dos Vestibulandos Vencedores”, da Editora All Print, lançado em 2016.

 

Para saber mais, vem comigo em nossas redes sociais !

https://linktr.ee/fabio_itasiki

Compartilhar: