É preciso seguir um Mentor nos vestibulares?

É preciso seguir um Mentor nos vestibulares?

Será preciso mesmo seguir um para se conseguir a vaga em uma Universidade? Necessariamente, obrigatoriamente, não. Porém, seria bom @ vestibuland@ ter alguém para ajudá-l@ mais diretamente nessa jornada? Lógico que sim!

Na vida, não seguir mentores pode causar prejuízos ou aumentar as dificuldades. No filme Karatê Kid, em sua versão original, com Ralph Macchio, Pat Morita e Elisabeth Shue, o jovem Daniel Larusso é orientado pelo seu sensei, Sr.Miyagui, nas artes marciais. Vez ou outra, o aprendiz discorda da metodologia empregada pelo mestre, que inclui no treinamento pintar cercas, polir latarias de carros, lixar o assoalho e até capturar mosca com hashi. A impaciência, a necessidade de resultados rápidos e a falta de foco minam a confiança de Larusso, que desconfia das técnicas que não lhe parecem se aplicar ao caratê. Engano de adolescente, duvidando de seu mentor.

Além do cinema, temos um exemplo recente: em 18 de janeiro de 2021, o Palmeiras venceu o Corinthians por 4 a 0, jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de Futebol. Em um clássico dessa importância, foi um placar inesperado e, para alguns conhecedores do esporte, vexatório. O lateral-esquerdo corintiano Fábio Santos analisou, em entrevista pós-partida, que o motivo da derrota foi o fato de os jogadores desobedecerem às ordens táticas do técnico Vagner Mancini.

O jogador, que por vezes é o capitão da equipe alvinegra, afirmou: “no primeiro tempo, tudo aquilo que o Mancini pediu, nós fizemos ao contrário; mesmo com o Mancini no banco, dando liberdade, a gente tem que conversar entre a gente mesmo dentro de campo, acertar, entender o jogo mais rápido.  Nesses jogos não pode errar, quando você vai ver, já está três ou quatro para o adversário”. O experiente Fábio Santos, que já serviu à Seleção Brasileira, entendeu que é preciso “sentir a derrota”, talvez para ouvir e fazer melhor o que o técnico – que é um mentor da equipe – instruiu.

Especificamente, a Mentoria para Estudantes é um serviço de consultoria educacional para que @ alun@ descubra as melhores técnicas de estudos e de aproveitamento de tempo e de atividades, através de uma agenda positiva de programação pessoal. Assim, é muito provável que possamos direcionar melhor e apresentar uma abordagem mais assertiva de metodologias, melhorando os resultados.

Você não quer perder de goleada, quer? Você quer entender o jogo mais rápido, não quer? Você não quer saber como é sentir a derrota, né?

Então, consulte um mentor especializado em vestibular: www.vestibulandosvencedores.com.br

Compartilhar: