Felicidade combina com...

Felicidade combina com...

... Vestibular ? Essa é uma boa pergunta.

E você gostaria de ser atropelado(a) ? E se fosse pela Felicidade?

Felicidade combina com... Você ?

 

Nas últimas semanas, e com a proximidade dos exames vestibulares, alguns alunos, que têm todas as condições e possibilidades de conseguir uma vaga nas melhores faculdades do Brasil, têm perguntado por meio das redes sociais, se eles realmente estão indo bem, se o que está sendo feito é o suficiente.

O que eu sinto é que em cada rosto, em cada pergunta feita, em cada dúvida sobre o futuro, o que se queria transmitir era uma insegurança absurda em SER FELIZ ! Pessoas com medo de serem felizes ! O craque de futebol Zico – um dos maiores meio-campistas que eu vi jogar – disse uma vez que “o medo de perder tira a vontade de ganhar”. E eu levo esse pensamento comigo. Por que não daria certo no final? Se você está sendo dedicado(a), tá estudando, revendo a matéria, fazendo os exercícios, pensando na sua metodologia de estudos, analisando as provas de vestibulares anteriores, fazendo suas inscrições para prestar as provas, enfim, se está na busca pela Felicidade em um caminho árduo, mas que te levará à VITÓRIA, por que não ganhar?

Não quero ficar na tríade FORÇA, FOCO e FÉ porque acho pouco. Quero pensar em algo mais racional, como o método GTD, sigla que vem do inglês “getting things done” - ou seja, “fazendo as coisas acontecerem”-, criado pelo americano David Allen e descrito no livro “A arte do fazer acontecer”. Não é assim na sua batalha diária de estudos? Você não está fazendo acontecer ?

Se você ACHA que está mal quando o resultado de um simulado – que é apenas um mapeamento do que você sabe e do que você não sabe – não é tão bom. Se você está doente porque diz para o “seu estado psicológico” que talvez seja uma boa saída. Se você não está conseguindo separar o tempo e priorizar atividades em família, estudos e vida pessoal. Se você encontra olheiras ao se olhar no espelho. Se você está esperando o ano acabar para ver se o próximo será melhor, desculpe-me, mas... faça as coisas acontecerem !

1.Pegue o simulado e analise o que você ainda não sabe fazer. Vá atrás dos exercícios, da matéria e aprenda.

2.Pensar em ficar resfriado com a frase “acho que vou pegar uma gripe”, é fácil. Mais trabalhoso é pensar “espirrei, mas esse resfriado não vai me pegar, não vai ! ”

3.Separe seu tempo em módulos de estudos e seus módulos em tempo. Família não é módulo. É prioridade.

4.Olheiras podem aparecer porque o sono não está em dia... ou noite. Organize horários. Você precisa estar bem para prestar as provas e viver.

5.Esperando a vida passar? Jogando fora a oportunidade que milhões de jovens querem ter ? Deixar-se vencer pelo tempo ?

Leandro Karnal, em seu livro Felicidade ou Morte, escrito em conjunto com Clóvis de Barros Filho, pondera que “se pensarmos do ponto de vista do materialismo histórico, ao estabelecer o consumo como guia de felicidade, é óbvio que isso serve ao elemento do universo produtivo. Afinal, quanto mais se produz, mais se tem”. Então, quanto você está produzindo com seus estudos? Então, consuma Felicidade cada vez que vencer um exercício, terminar um módulo, gabaritar uma matéria do simulado.  

Muitas pessoas têm medo de serem Felizes. Simplesmente isso. Nossa sociedade muitas vezes é punitiva e proibitiva em relação à Felicidade. Parece que comemorar um grande feito, como obter boa nota no simulado, ou acertar um exercício, é algo pecaminoso ou exibicionista e assim sufocamos um sentimento tão bom e gostoso. Nesta semana  que se inicia, tente ser “atropelado” pela Felicidade, como canta Florence +The Machine na letra de “Dogs Days Are Over – Os dias de cão se foram - Happiness hit her like a train on a track / A Felicidade a acertou como um trem nos trilhos.

Deixe a Felicidade te acertar em cheio esta semana... e sempre !

Compartilhar: