Inteligência Emocional nos exames Vestibulares

Inteligência Emocional nos exames Vestibulares

Como você está trabalhando o desenvolvimento da sua Inteligência Emocional para o Vestibular? Essa habilidade é tão importante quanto estudar todas as matérias, fazer todos os exercícios propostos, participar de todos os simulados. A IE pode ser a diferença entre conseguir a vitória ou perder o jogo.

De que adianta o QI elevado, altas pontuações nas provas, elogios de colegas e professores se, na hora do vestibular, você não consegue trabalhar suas emoções, as adversidades, suas incertezas? É preciso gerenciar, administrar seus sentimentos e isso começa com o autoconhecimento, percepção de quem você é e qual a sua importância neste Universo.

Por esses dias, na volta às aulas, eu disse a alguns alunos: “Bem-vindos ao segundo semestre. Faltam 14 semanas para o ENEM.” Para a maioria dos estudantes, imperou o silêncio com doses de aflição, de ansiedade e de medo, verdadeiro pânico do tempo correr e não ser suficiente para tanto estudo. Citei até o comercial da Bradesco Seguros (https://www.youtube.com/watch?v=McBBqTdhFjM) que fala sobre as coisas previsíveis da vida. O vestibular é previsível, tem data e hora para acontecer e o seu sucesso vai depender da sua evolução pessoal e da sua Inteligência Emocional. Então, se o tempo vai correr – ou voar – por que não aceitar e usar essa informação a seu favor?

Bom, já digo algumas coisas pra você, vestibulanda, vestibulando: não vai dar tempo para fazer tudo, o tempo está correndo e é igual para todos. Mas, por que não mudar essa programação mental opressora, que faz a grande maioria dos vestibulandos se desesperarem? Por que alguns vão pelo lado negativo, do pessimismo, do pensamento que dará errado? Faltam 14 semanas para o ENEM? Você pode trabalhar sua mente para imaginar que faltam quatorze degraus da escada para você chegar ao Paraíso...

Compartilhar: