Mãe de vestibulando

Mãe de vestibulando

Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, pode ser considerada um dos símbolos da palavra “Mãe” no Brasil.

Passou por todas as dores que a doença do filho trouxe, materializando-as em depoimentos no livro “Só as mães são felizes”. Dessa forma, personificou um ditado que diz “Deus não pode estar em todos os lugares e por isso fez as mães.”, pois ela foi mãe, confidente, amiga e companheira do roqueiro até a morte dele em 1990. Viveu as lutas do compositor-poeta-cantor, participou de sua carreira, seus sucessos e seu drama pessoal.

As mães de vestibulandas e vestibulandos sabem muito bem qual apoio é necessário para o sucesso de seus filhos, das suas filhas. Elas sabem o que está em jogo e é por isso, que todos os dias quando você sai de casa para assistir aulas e estudar e depois volta cansada(o), esgotada(o), nas últimas cargas de ATP, você tem um apoio para conseguir o seu objetivo de entrar em uma faculdade. Mesmo que a pergunta: "Você está estudando?" soe tão desafiadora e desrespeitosa aos seus ouvidos de estudante.

O que acontece é que as mães de vestibulandos nem sempre sabem qual a dose que esta nova fase vai precisar e elas têm, com toda sapiência, que preparar a receita para tudo dar certo. Às vezes não sabem qual a medida de tudo, nesse turbilhão de emoções que é o Vestibular. Quantas xícaras de paciência? Quantas colheres de colo de mãe? E são colheres de chá ou de sopa? Pitadas de cobrança de esforço? Lágrimas a gosto? E quanto tempo de preparo?

 Não é fácil. O certo é que você, vestibuland@, tem que ter em mente – além de fórmulas, datas, equações, regras – o seguinte:

- Essa pessoa é responsável por você PODER prestar vestibular: sua mãe lhe deu a Vida.

- Sua mãe nunca sabe menos que você, mesmo que ela não tenha prestado vestibular. Ela aprendeu com a Vida.

- Sua mãe quer sempre o seu bem, mesmo que nem sempre isso pareça claro para você. Com certeza, pelos filhos, ela daria a própria Vida.

- Imagine que a fase do game que está faltando é a sua entrada na faculdade. Sua mãe – e seu pai também – quer que você complete o joguinho, sem perder nenhuma Vida.

- Não fica nervosa(o) com ela. Nessa fase de Vestibular, toda a família entra na “brincadeira” e sua mãe quer que você seja Feliz, poxa Vida!

Por último, não tente entrar na faculdade pela sua mãe ou pelo seu pai. Conquiste sua vaga por VOCÊ e todo mundo vai ficar contente, inclusive – claro - sua Mãe !

Compartilhar: