O que esperar da Redação da UNESP ?

O que esperar da Redação da UNESP ?

Menos badaladinho que o tema de redação do ENEM, o tema de redação da UNESP tem causado “desconforto” – para dizer o mínimo – entre @s vestibuland@s. Isso porque a empresa organizadora dessa prova, a Fundação Vunesp, algumas vezes, gosta de “fortes emoções”.

Traduzo: a Vunesp tem, entre seus clientes, mais de 40 faculdades e universidades - FAMEMA, FAMERP, ALBERT EINSTEIN, INSPER, UNINOVE – e, entre as várias provas produzidas para esse mercado, algumas propostas de redação, aparentemente, podem ser consideradas pouco convencionais.

Na última quinta-feira, dia 12, a UNIFESP apresentou o tema: “Vestimentas religiosas no esporte: legitimação da opressão ou liberdade de manifestação religiosa?”. Em 2018, a FAMEMA perguntou aos alunos se “Atletas transexuais devem participar de esportes competitivos sob um novo gênero ?”. Em 2015, a FAMERP mediu o conhecimento em produção textual dos alunos com “O imposto sobre grandes fortunas é uma injustiça com os mais ricos ?”.

Na verdade, não há nada de errado com os temas. Mas, muitas vezes, por não ser um assunto tão divulgado ou por trazer um recorte muito específico, oferecendo uma coletânea nem sempre esclarecedora, @ candidat@ pode não conseguir demonstrar todo o seu potencial, inclusive restringindo o repertório sociocultural apresentado.

Sinceramente, não existem temas fáceis ou difíceis, mas alguns desfavorecem a produção textual  em sua plenitude, e não há necessidade disso.

Sobre a prova da UNESP 2020, tranquilidade: a banca seleciona – geralmente – temas mais próximos ao universo contextualizado d@s vestibuland@s. Veja os mais recentes.

- Compro, logo existo ?

- Liberar o porte de armas de fogos a todos os cidadãos diminuirá a violência no Brasil ?

- O voto deveria ser facultativo no Brasil ?

 

É isso. Boa redação pra vc !

 

 

Quer saber mais ? Acesse o site: www.vestibulandosvencedores.com.br

 

 

Compartilhar: