O que fazer nas Férias : Descansar ou Estudar ?

O que fazer nas Férias : Descansar ou Estudar ?

   Julho é mês de férias escolares. Mas, para os vestibulandos, também é assim? Muitos alunos me perguntam o que deve ser feito nesse período: estudar ou descansar?

   Alguns estudantes não conseguirão ter todos os dias de férias para descanso porque há algumas provas ainda neste meio de ano: são os vestibulares de inverno, como UEM em Maringá-PR, de 16 a 18/07, UEPG, em Ponta Grossa-PR, nos dias 09 e 10/07 e UCS em Caxias do Sul-RS, no dia 16/07, além de outros.

   Para os vestibulandos que irão prestar essas provas, haverá momentos de descanso e de estudos, e as duas situações devem acontecer de forma intensa. De dois a três dias antes desses vestibulares, minha dica é olhar as provas dos anos anteriores, sem neura, como se fizesse uma revisão específica para disputar esses campeonatos. Acabados os exames, têm que tentar mudar o pensamento e começar a desacelerar a mente.

   Agora, para quem tem de duas a três semanas de férias, o que me parece mais apropriado é dividi-las assim: 2/3 de dias para descanso e, um pouco antes da volta às aulas, fazer um “esquenta”: tentar não acordar tão tarde como fazemos nas férias, relembrar uma fórmula ou outra, ler alguns capítulos das leituras obrigatórias dos vestibulares, fazer um tema de redação, eliminar um par de lições em atraso. Nessa fase, vamos voltando aos poucos, bem devagar, ao nosso ritmo de vestibulando.

   Também recomendo que o vestibulando utilize um pouco do tempo livre das férias para programar o segundo e decisivo semestre, pois a organização bem feita para a reta final terá importância crucial para conquistar a tão desejada vaga na faculdade. Eu acredito que o estudante que não se organiza tem maior dificuldade em passar. Verifique, por exemplo, quais as datas de provas e monte seu calendário. Anote quando você fará simulados em sua escola, quando irá curtir a família, em qual final de semana terá atividades inadiáveis com amigos. Se for prestar provas fora de sua cidade, já procure hospedagem, lugar para se alimentar, transporte... organize a infraestrutura dos seus vestibulares.

   Agora, o mais importante nesse período é DESCANSAR! A “máquina” precisa parar um pouco para manutenção, para refletir e para se organizar. A mente precisa se desconectar dos estudos e entrar em estado de relaxamento, do “ócio criativo”, termo popularizado pelo sociólogo italiano Domenico De Masi. Também é momento de mentalização de coisas boas que podem acontecer com você no próximo semestre. Pensamento positivo sempre e boas férias !

 

Quem ainda tiver dúvidas sobre esse período, pode entrar em contato comigo pelo e-mail [email protected]

Compartilhar: