As Olimpíadas e os Vestibulandos

As Olimpíadas e os Vestibulandos

Os jogos olímpicos vão começar e o que os estudantes podem aprender com essa competição mundial? Muito!

Não só na observação da conquista, da determinação, da resiliência, mas também na percepção de exercícios mentais para melhoria de desempenho.

Talvez você, vestibuland@, não goste muito de competições esportivas. Ok. Porém, os vestibulares também se constituem em competições e, diferentemente dos atletas olímpicos, você pode disputar essa “prova” todos os anos, se quiser... (maldade...)

Voltando, caso você queira se valer da Olimpíada de Tóquio para ampliar o seu foco, siga minhas dicas:

 

PREPARAÇÃO

Ao assistir a uma prova – por exemplo, Ítalo Ferreira, do surfe – imagine quanto esse atleta se preparou para estar lá, disputando a medalha, O surfe é um bom exemplo de esporte que muitos pensam que “é só chegar lá e pegar as ondas”... será que é só chegar lá e fazer a prova do vestibular?

TORCIDA

Apesar de estar limitada nos estádios e ginásios por causa da pandemia, a torcida é muito importante em uma conquista. Quem está torcendo por você? Quem é o seu maior / a sua maior fã? Como esses fãs te motivam todos os dias a alcançar os seus objetivos?

Durante alguma competição – pode ser uma luta da Beatriz Ferreira, no boxe – grite o tradicional “vai, vai, isso!”, como se fosse para você. E vibre com você mesm@.

SUPERAÇÃO

São várias as histórias de superação para você se inspirar. Aliás, superação é o que não falta dentro de uma conquista olímpica. Você pode se inspirar em Alison Brendom dos Santos, atleta que disputará os 400 m com barreiras. Venceu pobreza, traumas e outras dificuldades para chegar até Tóquio.

VITÓRIA

Em cada vitória brasileira, emocione-se. Como você deveria também se emocionar depois de cada dia de estudos. Fique emocionad@ com medalhas de ouro, de prata, de bronze, ganha por atletas brasileiros. Fique feliz e imagine como será sua vitória nos vestibulares, tente imaginar a sensação de ser uma vencedora, um vencedor.

 

Compartilhar: