Organizando – minimamente – seus estudos

Organizando – minimamente – seus estudos

Uma das necessidades dos estudantes é organizar horários de aulas, de estudos, dos simulados, dos próprios vestibulares. Se o dia tem 24 horas para os mortais, a utilização desse tempo não é a mesma para todos.

Muitos reclamam de perda de tempo, alguns acreditam que devem estudar até a exaustão. O que se pode analisar é que, sem a organização do tempo, o processo de aprovação fica muito mais difícil. Inicialmente, porque a confiança do vestibulando fica abalada.

Assim, seguem três formas para organizar sua vida de estudante, em relação à observação do tempo: macro, micro e nano.

Macro-organização

É aquela em que você anota os compromissos mensais em calendários que podem ficar afixados na parede do seu quarto, por exemplo. De domingo a domingo, quais são os seus compromissos e obrigações.

Para não se perder em datas, comece de trás para frente: dos dias em que você irá prestar vestibulares até a data presente. É uma visão global que mostrará melhor o que está por vir.

Micro-organização

Nesse quadro de anotações, faça a organização dos seus eventos por dia: quais serão as aulas do dia, qual matéria irá estudar no contraturno, quais atividades sociais, familiares, de lazer serão agendadas por dia.

Prefira escrever seus compromissos em uma agenda – de eletrônica ou de papel – para que a visualização não fique confusa ou desorganizada.

Nano-organização

Dentro do horário de estudos de História ou Biologia, por exemplos, quais são os tópicos que você irá estudar? Quantos e quais exercícios de reforço ou fixação irá executar ? Quanto tempo por matéria você irá destinar ?

 

Lembre-se que, no processo de estudos, organizar-se é fundamental para o sucesso.

 

Para saber mais, vem comigo em nossas redes sociais !

https://linktr.ee/fabio_itasiki

 

Compartilhar: