Para José ou Josefa – Como é a Interpretação de Textos na UFU
Sobre a Leitura de textos e a Interpretação nos exames vestibulares, vamos focar hoje na UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Vamos fazer um passo-a-passo para tentar compreender melhor os textos, de um modo simples, com tranquilidade e vontade de entender.
Para isso, separei os textos por suas “tipologias”. Assim, fica mais fácil observar quais as características de relevância de cada um deles, a fim de conseguir interpretar e compreender melhor os pensamentos dos autores.
Em uma análise geral das questões UFU de Língua Portuguesa, os textos são curtos, de complexidade média, pertencentes a diversos gêneros textuais, o que não é de se estranhar, visto que esse vestibular pede gêneros na prova de Redação.
Além disso, é importante observar o que cada enunciado oferece como pergunta para você. Muitas vezes, sabendo qual é a palavra-chave do enunciado, o candidato consegue executar uma leitura mais focada naquilo que a banca examinadora quer saber, com a intenção de diminuir possibilidades e acertar a resposta.
Entre os assuntos/situações que a prova de Interpretação de Texto da UFU pergunta, por exemplo, estão:
► Emprego de aspas
► Funções da Linguagem
► Figuras de Linguagem
► Explicação de Sentido e Conteúdo
► Modalidade Escrita e Registro Formal
► Correlação de Textos
Vamos então, ver quatro tipos de textos e tentar facilitar a compreensão de cada um deles.
1º Caso: Texto Informativo / Jornalístico
Ao terminar de ler o texto, sendo um texto jornalístico, faça alguns questionamentos, como se alguém perguntasse a você:
“Sobre o que fala o texto?”
“Quais as principais ideias?”
“Esse termo em especial, destacado pelo autor ou pela banca, quer dizer o quê?
E, se por um acaso, a banca perguntar sobre a alternativa incorreta, lembre-se que você deverá fazer uma pergunta para cada uma das respostas apresentadas:
“Onde o autor escreve isso no texto?”
2º Caso: Letra de Música / Poema
Lógico que no caso de letras de música ou de poemas, nem sempre a lógica se faz presente. Ou melhor, nem sempre a linguagem denotativa aparece, oferecendo lugar à linguagem conotativa, por exemplo, entre as figuras de linguagem.
Assim, duas perguntas que você pode fazer para melhorar a compreensão é:
“O que o autor quis dizer com isso ?”
“A o que ele estava se referindo?”
3º Caso: Narrativas
Ah, tá...
Percebeu que caiu historinha ?
Pergunte-se: “Como é a história, o que acontece nela?”
“Quem são as personagens?”
“Qual o sentido/moral dessa história?”
“Por que as personagens têm essas ações e reações?”
4º Caso: Gráficos
Se você tem dificuldade em fazer a leitura dos gráficos, ficam algumas dicas:
Sem ficar com medo, passe os olhos pelo gráfico e tente entender o que ele representa, o que ele quer demonstrar para você. Depois, leia a pergunta da banca, veja o que ela quer saber sobre sua leitura e interpretação do texto – sim, gráfico é texto também ! – e procure essa resposta de modo focado.
Vencedores, tem bastante informação aí... vamos com tranquilidade, fazendo sempre o melhor, analisando os textos com calma, sem ficar procurando “códigos secretos”, mas sim os seus verdadeiros significados.
Boa leitura !