Para José ou Josefa – Como é a Interpretação de Textos na UFU

Para José ou Josefa – Como é a Interpretação de Textos na UFU

Sobre a Leitura de textos e a Interpretação nos exames vestibulares, vamos focar hoje na UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Vamos fazer um passo-a-passo para tentar compreender melhor os textos, de um modo simples, com tranquilidade e vontade de entender.

Para isso, separei os textos por suas “tipologias”. Assim, fica mais fácil observar quais as características de relevância de cada um deles, a fim de conseguir interpretar e compreender melhor os pensamentos dos autores.

Em uma análise geral das questões UFU de Língua Portuguesa, os textos são curtos, de complexidade média, pertencentes a diversos gêneros textuais, o que não é de se estranhar, visto que esse vestibular pede gêneros na prova de Redação.

Além disso, é importante observar o que cada enunciado oferece como pergunta para você. Muitas vezes, sabendo qual é a palavra-chave do enunciado, o candidato consegue executar uma leitura mais focada naquilo que a banca examinadora quer saber, com a intenção de diminuir possibilidades e acertar a resposta.

Entre os assuntos/situações que a prova de Interpretação de Texto da UFU pergunta, por exemplo, estão:

► Emprego de aspas

► Funções da Linguagem

► Figuras de Linguagem

► Explicação de Sentido e Conteúdo

► Modalidade Escrita e Registro Formal

► Correlação de Textos

Vamos então, ver quatro tipos de textos e tentar facilitar a compreensão de cada um deles.

1º Caso: Texto Informativo / Jornalístico

Ao terminar de ler o texto, sendo um texto jornalístico, faça alguns questionamentos, como se alguém perguntasse a você:

“Sobre o que fala o texto?”

“Quais as principais ideias?”

“Esse termo em especial, destacado pelo autor ou pela banca, quer dizer o quê?

E, se por um acaso, a banca perguntar sobre a alternativa incorreta, lembre-se que você deverá fazer uma pergunta para cada uma das respostas apresentadas:

“Onde o autor escreve isso no texto?”

 

2º Caso: Letra de Música / Poema

Lógico que no caso de letras de música ou de poemas, nem sempre a lógica se faz presente. Ou melhor, nem sempre a linguagem denotativa aparece, oferecendo lugar à linguagem conotativa, por exemplo, entre as figuras de linguagem.

Assim, duas perguntas que você pode fazer para melhorar a compreensão é:

“O que o autor quis dizer com isso ?”

“A o que ele estava se referindo?”

 

3º Caso: Narrativas

Ah, tá...

Percebeu que caiu historinha ?

Pergunte-se: “Como é a história, o que acontece nela?”

“Quem são as personagens?”

“Qual o sentido/moral dessa história?”

“Por que as personagens têm essas ações e reações?”

 

4º Caso: Gráficos

Se você tem dificuldade em fazer a leitura dos gráficos, ficam algumas dicas:

Sem ficar com medo, passe os olhos pelo gráfico e tente entender o que ele representa, o que ele quer demonstrar para você. Depois, leia a pergunta da banca, veja o que ela quer saber sobre sua leitura e interpretação do texto – sim, gráfico é texto também ! – e procure essa resposta de modo focado.

 

Vencedores, tem bastante informação aí... vamos com tranquilidade, fazendo sempre o melhor, analisando os textos com calma, sem ficar procurando “códigos secretos”, mas sim os seus verdadeiros significados.

Boa leitura !

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