Para José ou Josefa: Como é a Redação na UFU - II

Para José ou Josefa: Como é a Redação na UFU - II

Para começo de conversa, se você está lendo este post sobre a UFU, o mais óbvio é que você irá prestar a prova. Se faz sentido esse raciocínio, também me parece lógico e razoável que você queira entrar no nosso grupo do WhatsApp, exclusivo da UFU, através do link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/FsN9EPTInNeFlRZi95UIwC

Agora, especificamente sobre a prova de Redação, vamos relembrar os “oito” gêneros textuais que a banca – segundo o edital – pode solicitar, ressaltando também que serão oferecidas três propostas e você deve escolher apenas UMA delas.

Na prova de Redação será avaliada a capacidade de o candidato produzir textos em diferentes gêneros: notícia, relato, carta argumentativa (carta de solicitação, carta de reclamação, carta aberta), editorial, texto de opinião, resumo.

Faz parte também das instruções do edital, as seguintes determinações:

 

O candidato deverá produzir seu texto em prosa, sem diálogos, atendendo aos seguintes aspectos:

• pertinência em relação ao assunto desenvolvido;

• clareza, progressão de ideias, coerência e coesão;

• adequação à norma urbana de prestígio;

• construção de paráfrases a partir dos textos motivadores;

• estruturação adequada do gênero selecionado;

• fidelidade à proposta, evidenciando leitura dos textos motivadores;

• domínio de estruturas sintáticas próprias da escrita, bem como dos sinais de pontuação, tendo em vista clareza e precisão expressivas.

O texto, portanto, deverá ser redigido de acordo com uma das três situações apresentadas na prova e o candidato deverá ser capaz de, minimamente, selecionar e organizar fatos, informações, dados, conceitos ou ideias que possam ser considerados relevantes ao tema proposto.

A organização lógica e coerente do texto deve se concretizar na distribuição adequada das informações em períodos e parágrafos; no emprego apropriado dos recursos oferecidos pela língua tanto para expressar ideias e aspectos da interação comunicativa, quanto para relacionar termos, períodos, parágrafos e quaisquer outros segmentos do texto; no uso adequado das estruturas da norma urbana de prestígio; no emprego correto da ortografia oficial; enfim, no uso adequado da linguagem de forma significativa, em um contexto específico e para um fim específico.

O candidato deverá atentar ainda para as especificidades do gênero escolhido, construindo, adequadamente, o remetente e o destinatário (caso o gênero o exija), apresentando marcas de autoria, marcas de interlocução, lugar social da interação, dentre outros aspectos.

Muita coisa !!! #SQN

Calma, calma.

Sobre o que sabemos até agora, caso você tenha alguma dúvida, pode perguntar no nosso grupo:

https://chat.whatsapp.com/FsN9EPTInNeFlRZi95UIwC

 

Grande abraço.

Compartilhar: