Para quem vai começar uma jornada

Para quem vai começar uma jornada

Estamos quase no final do ano de 2024 e alguns alunos mais precavidos - talvez ansiosos -, já estão pensando nos planos e nas estratégias de estudos para 2025, para o ano de vestibular. Seja ainda no Terceiro Ano, seja no Pré-Vestibular, no Cursinho, já tem gente pensando no 2º semestre do ano que vem.

Então, para esse pessoal, de um modo geral, vamos começar com pequenas dicas para tentar deixar o ano de estudos mais produtivo e suas ações, mais eficientes.

1 – Sem extremismos, sem radicalismos na organização da rotina de estudos.

2 – Faça um cronograma eficiente, anotando atividades esportivas, sociais, familiares, eventos imperdíveis. Depois, anote os estudos.

3 - Tente usar a Técnica Pomodoro, utilizada também em Harvard.

4 – Use a tecnologia (celular, inteligência artificial, internet, computadores) a seu favor. Mas também faça muitas anotações à mão para ajudar na memorização mecânica.

5 – Tenha certeza de que leu corretamente o texto, o enunciado, a proposta, quando estiver fazendo exercícios, lendo a teoria ou produzindo uma redação.

6 – Faça simulados de até 5 anos atrás. Nos últimos anos, as bancas estão reorganizando as metodologias e os processos na confecção das provas de vestibulares.

7 – Leia a teoria, entenda a matéria, pratique em exercícios, explique para alguém.

8 - “Estude menos, mas estude melhor” - Sophia Chua-Rubenfield

9 - “Estude pouco, mas um pouco todos os dias” - Professor Pierluigi Piazzi

10 – “A vida é sua, estrague-a como quiser” – Antônio Abujamra

Compartilhar: