PORTANTO, PARA MITIGAR

PORTANTO, PARA MITIGAR

Querides Alunes:

Sou professor há alguns bons pares de anos e, mesmo há tanto tempo na estrada, vejo alunos e alunas que me surpreendem - a maioria de forma positiva - e que me alegram, fazendo vislumbrar que estamos em caminhos abençoados, levando pessoas a alcançarem seus objetivos, a conquistarem suas vagas na faculdade.

O texto abaixo eu recebi de uma aluna muito querida, que neste momento está na batalha para realizar seu sonho em ser Médica ( e um dia, ela será ! ). É uma redação de "reconhecimento", como ela mesma afirma, nos moldes do ENEM.

Então, fica aqui o meu agradecimento pelas palavras, pelo carinho, no desejo que os seus sonhos se realizem...

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PORTANTO, PARA MITIGAR

     O autor Thomas Morus descreveu em uma de suas obras, um lugar ideal denominado Utopia. Mas, fora da ficção, o que se verifica são realidades distópicas, haja vista a dificuldade de muitos estudantes em fazer boas redações. Por conseguinte, isso ocorre devido a dois principais fatores: a falta do uso de conectivos e da "jogadinha de vôlei" e a resistência em entender que a redação ENEM assemelha-se a uma "receitinha de bolo".

     Em primeira análise, o uso dos conectivos, da "jogadinha" e do tópico frasal são indispensáveis. Nesse contexto, quando o aprendiz se utiliza dessas artimanhas juntamente com a construção do "brainstorm" buscando sinônimos coerentes e repertórios socioculturais pertinentes, a sua nota final tende a subir. Dessa forma, torna-se evidente a necessidade do treino diário, assim também pensava Lá Fontaine ao proferir que "aprender é mudar posturas”, ou seja, a persistência induz à perfeição.

    Em segunda análise, perceber que montar uma redação é um processo análogo a uma "receitinha de bolo" é um bom caminho a seguir. Outrossim, evitar conectivos rebuscados e vazios de sentido e tomar como pressuposto que um bom texto depende principalmente das habilidades do escritor, previamente conquistadas, e não da sorte de obter um tema favorável, é imprescindível. Assim, consoante ao pensamento do professor de redação e autor do livro "Vestibulandos Vencedores", Fábio Itasiki, segundo o qual "construir uma redação modelo ENEM é como montar figuras de Lego, é preciso saber encaixar as peças certas para montar uma estrutura ideal. Faz assim que dá certo”, torna-se evidente a importância da capacidade do vestibulando de correlacionar o tema com os conhecimentos pré-adquiridos.

   Portanto, para mitigar a dificuldade de redigir um bom texto, medidas devem ser tomadas. Logo, (quem) cabe ao aluno (detalhamento) - que busca uma vaga ensino superior- (o quê) focar no curso de redação, (como) por meio de aulas com profissionais capacitados, (detalhamento) como o Fábio Itasiki, (para quê) visando a dirimir falhas e otimizar resultados. Ainda, compete (a quem?) Ao escritor amador (detalhamento) - responsável por redigir a redação proposta pelo vestibular- (o quê?) não desistir de seus sonhos, (como?) através da fé e da coragem para lidar com os "nãos" da vida, (para quê?) para que a desilusão social seja dirimida. Em síntese, será possível que mais estudantes escrevam redações utópicas.

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