Prepare-se para o Novo ENEM

Prepare-se para o Novo ENEM

Os alunos que estão cursando o primeiro ano do Ensino Médio em 2022 devem se preparar para o Novo ENEM, que será implantado a partir de 2024, decorrência do Novo Ensino Médio. Essas mudanças foram elaboradas pelo CNE (Conselho Nacional de Educação), órgão que assessora o Ministério da Educação e deverão ser credenciadas pelo Inep.

A prova do ENEM continuará sendo feita em dois dias.

No primeiro dia, uma prova de formação Geral, sem dividir por disciplina – mas valorizando Língua Portuguesa e Matemática - cobrando habilidades mais interpretativas, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Nesse dia, poderão aparecer as questões abertas, interdisciplinares, inclusive envolvendo a Língua Inglesa ou Espanhola. Além disso, permanece a redação.

No caso da redação e de eventuais itens dissertativos, o MEC sugere que estes representem 25% da pontuação.

No segundo dia, serão questões relacionadas à área de conhecimento escolhida pelo estudante - os itinerários formativos -, que pode ser ciências humanas, ciências da natureza, linguagens ou matemática, observando os eixos estruturantes – investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural, empreendedorismo.

Está previsto que, no momento da inscrição para o ENEM, o candidato escolherá um entre quatro blocos:

Bloco I – Linguagens e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Bloco II – Matemática e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Bloco III – Matemática e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Bloco IV – Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

********************************************************************************************************************************

Na próxima segunda-feira, dia 28 de março, estaremos no Instagram, falando sobre o Novo Ensino Médio e a prova do ENEM 2024.

https://www.instagram.com/fabioitasiki/?hl=pt-br

 

E entre no nosso grupo no WhatsApp

https://chat.whatsapp.com/ABF7wUAiJKZ4K1bZjebOb4

 

Compartilhar: