Quem tem medo do ChatGPT ?

Quem tem medo do ChatGPT ?

O assunto dos assuntos nas salas dos professores é a utilização do ChatGPT pelos alunos. Essa Inteligência Artificial utiliza algoritmos para estabelecer parâmetros de informação e... pode elaborar uma resposta, um texto, uma música, uma poesia, um trabalho de TCC.

GPT é a sigla de “Generative Pre-Trained Transformer”, algo como um Transformador Pré-Treinado, que estabelece diálogos virtuais com os usuários. É um aprimoramento da Alexa ou da Siri ou do Google Assistent, ou seja, é um sistema que entende a pergunta feita pelo humano e oferece uma resposta.

A plataforma analisa as palavras-chave, o contexto e busca padrões de respostas, adquiridos nas pesquisas feitas na internet e se alimenta de informações que serão “cruzadas” para dar a resposta solicitada pelo internauta.

Aí, alguns colegas vão pensar: “se eu pedir um texto, a IA vai fazer pelo aluno”... sim, é possível. Porém, não devemos nos esquecer que – supostamente – alguns alunos já utilizavam a “Inteligência Artificial” quando pediam para algum colega de turma fazer o trabalho de casa por eles.

Acredito que, mais do que preocupações sobre plágios, trabalhos não-autorais ou paráfrases, os professores poderão utilizar algumas ferramentas tecnológicas para aperfeiçoar sua tarefa como facilitadores da aprendizagem.

Quer saber como ? Pergunte-me pelo WhatsApp

(16) 9.9101-2304

Compartilhar: