Relação Candidato Vaga 74-01

Relação Candidato Vaga 74-01

Um pensamento que mais causa pavor aos vestibulandos é saber a relação candidato vaga. Eu mesmo já escrevi aqui no blog sobre esse tema (https://www.revide.com.br/blog/fabio-itasiki/fuvest-relacao-candidato-vaga/) e volto ao assunto.

Na Fuvest, o vestibular mais concorrido do Brasil, a competitividade é grande. Alguns exemplos de 2021:

- Medicina SP - 154,6

- Medicina RP - 129,1

- Medicina Bauru - 78,4

- Psicologia - 78,1

- Relações Internacionais - 55,3

- Veterinária - 48,8

- Audiovisual - 46,4

- Ciências Biomédicas - 45,5

Pela Unesp, a concorrência em algumas carreiras mais tradicionais também é grande:

- Medicina - 310,7

- Psicologia - 49,8

- Direito - 43,8

- Ciências Biomédicas - 32,7

- Veterinária – 30,9

Sim, concordo. Continua não sendo fácil a vida de vestibulando. Mas algumas pessoas gostam de dificultar o caminho a percorrer... reclamam o tempo todo e não percebem que as regras dos vestibulares permitem – mas não toleram – erros, falhas, equívocos... e oferecem novas chances.

Agora, imagine uma disputa com outros 74 candidatos, todos querendo a mesma vaga. É mais ou menos a relação candidato vaga de Psicologia na Fuvest. Como em toda disputa, alguns são mais competentes, outros têm mais chances, alguns nem chegam perto de conseguir a vaga...

Continue imaginando que existe – como nos concursos públicos -, apenas uma vaga em jogo. Imagine ainda que se você tentar passar e não conseguir, nunca mais vai poder tentar novamente. Sim, só tem uma chance, não por ano, mas por toda a sua vida!

Assim é o concurso de Miss Universo, a mais importante competição de beleza do mundo. Na edição de 2020, a brasileira Julia Gama ficou em segundo lugar, e a escolhida foi a candidata do México. Quando cada uma das candidatas poderá disputar novamente a coroa de mulher mais bonita do planeta? Nunca mais. Elas só podem disputar o título, a vaga, uma vez na vida...

Só uma chance, só uma tentativa, só se pode sonhar uma vez.

Você reclama do que mesmo, vestibuland@ ?

Compartilhar: