Resiliência... você sabe o que é?

Resiliência... você sabe o que é?

Bem, se você respondeu “não”, tudo bem. Resiliência faz parte do mundo corporativo, das empresas, e significa a capacidade de suportar, enfrentar as situações que aparecem para serem resolvidas. Eu sempre imagino resiliência como a capacidade que o Rocky Balboa tem de apanhar, apanhar e apanhar por quase todo o filme e depois, no finalzinho, ter forças para surpreender e vencer seu adversário (Só lembrando... ESTAMOS no finalzinho...).

Mas quem disse que você precisa apanhar para aprender? E se você, antes de começar a perder, começasse a ganhar e a ganhar? E se você percebesse alguns alertas que a própria vida oferece como conhecer as suas dificuldades pessoais e da matéria?

A resiliência pode ser considerada aquela força que você tira não sabe de onde, todos os dias em que as coisas não vão tão bem. Ela está concentrada na tarefa de descobrir o que fazer quando tudo estiver difícil, quando parece que nenhum exercício naquele dia parece bater com o gabarito no final da apostila. Você pode imaginar uma mola que é comprimida, mas resiste e volta ao seu estado anterior.

Para vencer as dificuldades, podemos agir em duas frentes, sendo uma mais subjetiva e outra mais objetiva. Não conheço ninguém que, por ter pensamentos “negativos” tenha se superado ou conquistado vitórias. Pode pensar na História da Humanidade, nos contos dos Irmãos Green, nos quadrinho de Walt Disney. Quem pensa de modo negativo sempre está em baixa. Pensando de modo mais positivo, tenho a certeza que os problemas, as dores, as dificuldades tornam-se mais relativas ou suportáveis para você superar.

Se você não acredita tanto na parte subjetiva do pensamento positivo como exemplo de resiliência, então pode parar o que está fazendo agora e começar a organizar as ideias, imaginando as próximas jogadas para vencer o jogo. Se as coisas não estão dando certo agora, como estão sendo conduzidas, talvez você tenha que parar de apanhar e ser resiliente a ponto de mudar a estratégia de jogo, principalmente depois de um simulado com notas pouco satisfatórias ou de uma redação com nota baixa. Seja forte, flexível e resistente.

VESTIBULANDA(O) !

Quer receber dicas para o ENEM ? Participe do nosso grupo no Whatsapp, acessando o link: https://chat.whatsapp.com/ABF7wUAiJKZ4K1bZjebOb4

 

 

Compartilhar: