Seu celular poderá eliminá-l@ do ENEM !

Seu celular poderá eliminá-l@ do ENEM !

Os estudantes que prestarão o ENEM neste ano devem tomar muito cuidado com um “detalhe”: o telefone celular. Objeto comum para quase todos, ele deve ser desligado e guardado, antes da entrada do candidato na sala de prova.

Para isso, a organização entrega envelopes porta-objetos, os quais servem para guardar “o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, além de outros pertences não permitidos”, conforme está descrito no edital nº 14, de 21 de março de 2019, nas “obrigações do participante”.

Além disso, ainda regulamenta o edital, no item 15.1.13 , que o candidato deve “assegurar que os aparelhos eletrônicos como celular e tablet estarão desligados no envelope porta-objetos desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva da sala de provas”.

Até aí, tudo bem...

Mas o item 16, “DAS ELIMINAÇÕES”, afirma que “Se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado do Exame”.

 

Então, a recomendação é retirar a bateria do celular antes de guardá-lo no envelope ou até mesmo não levar o aparelho no dia da prova. Assim, não me parece razoável – a não ser em casos de extrema necessidade -, o candidato levar o aparelho no ENEM, pois o risco é iminente !

Situação semelhante pode se aplicar aos relógios digitais... Atenção !

Faça parte da nossa comunidade no WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/BEE8wu1dUKbLfNPSPt8vWY

 

Compartilhar: