A nova escola dialógica

A nova escola dialógica

O ano letivo de 2023 está quase começando de novo e com ele chega um dos desafios mais novos da Educação atual,  que é o  saber ser dialógica e conseguir estabelecer verdadeiras conexões com toda a comunidade escolar, incluindo alunos e seus familiares numa verdadeira relação de acolhimento integral para o desenvolvimento de todos. 

E por que é tão importante esse olhar de inclusão? Como a escola e sua equipe de profissionais da educação podem ou precisam agir para que a sua missão social seja cumprida ao longo do ano, transformando todas as vidas envolvidas por sua atuação?

A palavra inclusão representa um ato de igualdade entre os diferentes indivíduos que habitam determinada sociedade. Socialmente falando, incluir quer dizer acolher a todos considerando que cada indivíduo é parte importante na construção coletiva de um ambiente novo e bem mais  dialógico.

Segundo Paulo Freire podemos entender a educação dialógica como um encontro de sujeitos, em que se busca o conhecimento. Para ele, a capacidade de estabelecer diálogos na educação é o que pode elevar o processo educacional a uma esfera libertadora para os sujeitos que dela fazem parte.

O diálogo vem da capacidade humana de se comunicar para se desenvolver. Por isso, em um momento de bastante avanço tecnológico com consideráveis estímulos oferecidos por aparelhos e suas mídias sociais, roubando a energia e o espaço para a construção de habilidades e competências úteis ao exercício da cidadania e do trabalho, é imprescindível que a escola consiga mediar uma comunicação de muita qualidade com a alunos, pais e comunidade.

Saber ouvir necessidades do ambiente na qual está inserida e saber se fazer ouvir para dizer e comunicar o que precisa que a comunidade perceba como importante aos seus filhos, netos, e gerações que ali se fazem presentes e são responsáveis socialmente por esse espaço, é de extrema importância para o desenvolvimento de uma Educação de qualidade que, realmente, cumpra  seu papel social.

Alunos não são isolados no espaço escolar. Eles são sujeitos nesse espaço e a escola tem o papel fundamental de lhe formar como cidadão. Por essa razão, a escola precisa estar de portas abertas incluindo a todos os envolvidos no processo dialogando de forma positiva e propositiva nessa formação. Um processo que demanda uma boa relação entre escola e comunidade.

A Educação é um processo de crianças, jovens e adultos aprendendo a viver, ler e compreender o mundo. Ela acontece a todo o tempo, com quem é aluno e com quem é professor. Uma troca maravilhosa de saberes e experiências construídas e descontruídas, quando se fala, ouve, pensa, reflete, escuta, enfim, conversa, dialoga com o outro a fim de entender e compreender ou se colocar no lugar dele para pensar como ele pensou.

“Nesse sentido, a educação dialógica é uma linha teórica que pode, e deve, embasar as metodologias ativas, que não podem funcionar sem uma sólida base de diálogo e capacidade de estabelecer interação entre os envolvidos no processo de aprendizagem”.

Por isso, toda escola que se entende como um espaço de construção social e que visa, verdadeiramente, fazer parte da vida de cada sujeito sendo mais humana possível, contribuindo para seu desenvolvimento responsável e interessado pelo meio do qual faz parte, será, sem dúvida, aquela que estiver com as portas abertas ao diálogo com seus alunos e familiares.

 

Fontes:

https://blog.saraivaeducacao.com.br/educacao-dialogica/#:~:text=Segundo%20Paulo%20Freire%20podemos%20entender,sujeitos%20que%20dela%20fazem%20parte. 

Imagem com Download gratuito às 07h55 do dia 18/01/2023 : Homem Mulher Ponto De Interrogação - Imagens grátis no Pixabay

 

 

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