Curso de Pedagogia como de Medicina!

Curso de Pedagogia como de Medicina!

O trabalho como professor(a) não pode, em hipótese alguma, ser tido apenas como opção de renda para quem quer apenas arrumar um emprego. Escolher a regência de uma sala de Educação Infantil ou Ensino Fundamental apenas para somar recursos financeiros no fim do mês e se desenvolver economicamente sem considerar a missão de contribuir com a transformação da sociedade como um todo, é o ato mais egoísta e desumano que alguém pode ter ao estar com um diploma de Pedagogia na mão.

E por que essa questão é tão relevante?

Infelizmente, o aumento da facilidade dos cursos de Pedagogia ou Licenciatura por serem baratos ou com um prazo de conclusão bem reduzido, sem a exigência de estágios de observação e supervisionados, além do fato de serem totalmente remotos, tem levado a uma formação equivocada de pessoas que não entendem o propósito do Magistério e não são competentes o suficiente para lidar com os princípios que regem a Educação e norteiam essa missão tão nobre que é o cuidar e educar a sociedade.  

De  acordo com as Diretrizes Nacionais Curriculares, as propostas  pedagógicas para a Educação Educação Infantil devem respeitar os princípios éticos (da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades), políticos (dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática) e os estéticos (da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais).

Por isso, educar, quanto reger sala de aula e lecionar, não é e nunca poderá ser brincar de casinha ou de boneca. Educar é trabalho intelectual que exige preparo sério e comprometido. Escolher o curso de pedagogia como se olha um catálogo, considerando apenas o salário, tempo empenhado de trabalho por dia e visando o emprego público, é fadar a sociedade ao fracasso e se incluir num grupo social de declínio total de pátria totalmente empobrecida cultural, educacional e socialmente falando.

Segundo a Constituição Federal de 1988, artigo 205: " A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".

Escolher o Magistério, visando a missão de transformar vidas e desenvolver pessoas para contribuir com o progresso da humanidade é o que de mais humano pode haver. O contrário disso é puro descaso social, egoísmo e falta de bom senso social.

Quem dera os cursos de Pedagogia tivessem a carga horária, mensalidade e grades curriculares como cursos de Medicina, Arquitetura, Direito, entre outros. Por que para ser médico se exige tanto e para ser professor, está tão fácil? Estamos falando de vidas que vão lidar com vidas!

Imagem destaque com Download gratuito pelo site Pixabay com acesso dia 18/01/2022 às 16h43 pelo link Batimento Cardiaco Pulso Cuidados - Imagens grátis no Pixabay

 

Compartilhar: