Homens seduzidos em golpe virtual básico

Homens seduzidos em golpe virtual básico

Golpes virtuais baseados em trocas de mensagens e fotos íntimas via aplicativos de conversas com extorsão, ameaça e transações financeiras têm sido destaque nas últimas semanas no jornalismo policial de Ribeirão Preto/SP. Os últimos relatos noticiados diziam respeito a dois homens idosos e um rapaz de 30 anos.

Por que essa questão é um fato importante para a sociedade? Será que os homens, que foram envolvidos no golpe, são vítimas inocentes? Por que existe a impressão de que homens caem mais facilmente nesses golpes que as mulheres?

O golpe que vem ocorrendo consiste basicamente em uma pessoa receber de repente uma mensagem de uma mulher desconhecida, por meio de um aplicativo de conversa, e ser envolvida numa conversa sedutora que a levará a trocar mensagens e fotos mais íntimas, até que vem a extorsão, a ameaça e a necessidade de transferência de valores via PIX.

Nesse caso, o que chama a atenção para o fato de tantos homens continuarem caindo num golpe básico desse é a ingenuidade com que acreditam que uma mulher iria tão facilmente contatá-los e se expor a eles sem conhecê-los. Por isso, o golpe é tão perfeito, já que seduz os homens numa conversa envolvente, com estímulo virtual e os leva a exposição íntima.

Talvez seja por isso, que homens sejam mais seduzidos virtualmente que mulheres, já que reagem com mais facilidade ao estímulo visual.

Para Robert Greene em “A arte da sedução”, “As pessoas estão morrendo de vontade de ser conquistadas, de abandonar a sua costumeira teimosia. Quem entra em suas vidas oferecendo aventura e prazer é irresistível. Os sedutores sabem que a possibilidade de prazer fará uma pessoa segui-los, e que a experiência desse prazer fará com que ela se abra, suscetível ao toque”.

Envolvidos pelo golpe, os homens fazem tudo o que a suposta mulher do outro lado da tela os leva a fazer e, na maioria dos casos, transferem altas quantias, por medo de uma exposição pública, já que se expuseram intimamente nas redes, sem qualquer pudor ou razão, que sobrepusesse a emoção. Feita a transferência e perdendo, ao invés de só ganhar, os homens se veem numa desilusão enorme, pois entendem que caíram numa cilada. E, então, procuram a polícia a fim de pedir socorro, se sentindo totalmente vítimas e tentando recuperar o controle sobre a situação.

Mas, para esse tipo de crime, de acordo com o Direito Penal, as vítimas têm sua parcela de participação.  

De acordo com Benjamin Mendelsohn, no caso de golpes como sedução, corrupção, rixa, entre outros, a vítima é chamada de provocadora e considerada tão culpada quanto o delinquente, pois sem a sua participação ativa, o crime não teria ocorrido.

Sendo assim, a lição que fica para a sociedade é que crimes como esse não são novidades no ambiente virtual e existe muita informação sendo difundida sobre como agir caso perceba algo que considere estranho nas redes sociais. O melhor sempre é não abrir ou permitir mensagens com pessoas desconhecidas ou tomar muito cuidado com toda e qualquer conversa com cunho sexual e que tente levar a um papo mais íntimo. Desconfie de qualquer mensagem que leve a abrir o zíper da calça. Na dúvida, mantenha o charme, ignore e bloqueie. Mas nunca se exponha tão facilmente. Fica feio e perigoso!

Fontes:

 https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/29644/aspectos-da-vitimologia

https://jus.com.br/artigos/36073/vitimologia-conceituacao-e-aplicabilidade

Greene, Robert. A arte da sedução / Robert Greene: tradução de Talita M. Rodrigues. – Rio de Janeiro: Rocco, 2004.

Imagem destaque com download grátis pelo link Adulto Celular Célula - Imagens grátis no Pixabay no dia 17/03/2022 às 09h54. 

 

 

Compartilhar: