Lugar de aluno é na escola!

Lugar de aluno é na escola!

As aulas precisam voltar totalmente presenciais e obrigatórias aos espaços educacionais em todo território brasileiro, pois é apenas por meio da interação direta com o professor que os alunos constroem a aprendizagem de forma mais eficaz. Além disso, professores e equipe escolar também precisam fazer parte de uma retomada muito bem organizada e direcionada que valorize o trabalho que precisam desenvolver nesse momento e esteja focada em lhes proporcionar todo suporte considerando que estão passando por uma fase de nova adaptação.  

Sendo assim, que novo momento é esse e por que ele se mostra tão importante para a Educação Brasileira? 

O novo momento de retorno ao espaço que é um dos lugares onde a magia da vida acontece: a escola. É nela que professores, alunos e toda a equipe escolar, junto com a família e o Estado se unem numa verdadeira ciranda para que haja luz da aprendizagem e todos se desenvolvam hábeis e competentes para a vida em sociedade.  

Nessa ciranda, a escola está de portas abertas e precisa receber, de volta e de uma vez por todas, todos os alunos para que a roda gire e a Educação aconteça. Não há mais justificativa para o não retorno presencial, pois cada dia que um aluno deixa de ir à aula é um momento extremamente rico perdido. Para quem já voltou e está levando a sério tanto no ato de ensinar e mediar, quanto de aprender, está percebendo como cada aula tem sido muito produtiva e bem aproveitada mesmo nesse final de ano.  

Para quem disse que dois meses não fariam a diferença, é só sentar numa sala de aula e perceber a diferença que tem acontecido para os alunos que estão frequentando. A interação que ocorre entre professor e aluno é valiosa demais num momento presencial, assim como a oportunidade de intervenção, como, por exemplo, no uso de materiais concretos para assimilação de operações matemáticas.  

Por isso, o novo momento pede foco e muita atenção tanto nos alunos para estimular o retorno, oferecendo-lhes toda a segurança possível, assim como valorização e suporte para os professores que não deixaram a peteca cair e voltaram à sala de aula muito dispostos, mantendo o engajamento e compromisso na Educação.  

Sendo assim, não tendo mais justificativa para ficarem em casa, recebendo ensino híbrido ou remoto, todos os alunos precisam da sala de aula o mais breve possível.  

A sociedade brasileira precisa da Educação Brasileira de mãos dadas se formando e transformando crítica, contextualizada, sabendo onde está, onde quer chegar e qual sua responsabilidade social.  

Em casa, durante tantos meses, a lição aprendida é que Educação de qualidade precisa da Escola para acontecer.

 

 

 

Compartilhar: